Jerome bruner

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (518 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Bibliografia
Jerome Bruner nasceu em Nova Iorque em 1915, estudou na universidade de Harvard, e durante a segunda guerra mundial trabalhou como psicólogo social tornou-se um membro do corpo docenteservindo como professor de psicologia, cofundador e diretor do Centro de Estudos Cognitivos.
Um dos melhores psicólogos e influentes do séc. 20.
Foi uma das figuras-chave no chamado “revoluçãocognitiva”, mas seu maior destaque foi no campo da educação. Publicou livros como: O processo de Educação e Rumo a uma teoria de instrução.
Porém, recentemente tem vindo a ser critico da “revoluçãocognitiva” e tem olhado para a construção de uma psicologia cultural.
Trabalhou sobre as formas em que as necessidades, motivações e expectativas influenciam a percepção ou (set mental).
Tinha umapreocupação com a psicologia cognitiva que levou – o a um interesse particular no desenvolvimento cognitivo das crianças, desenvolveu uma teoria de crescimento cognitivo.
Para Bruner o crescimentocognitivo deve – se aos fatores ambientais e vivenciais.
O processo de Educação
O processo de educação foi um texto de referencia que teve impacto direto com a formação política dos EUA e aindainfluenciou o pensamento e a orientação de um amplo grupo de professores e estudiosos, a sua visão da criança como ativa solucionadora de problemas que estão prontos para explorar “difíceis” assuntos e aomesmo tempo estarem fora de passo com a visão dominante na educação naquele momento.
- Quatro temas principais emergem do trabalho em torno de O processo de educação:
O papel da estrutura naaprendizagem e como ela pode ser um ponto primordial no ensino: A abordagem adotada deve ser uma prática. Ex: Se antes o aprendizado é para tornar mais fácil a aprendizagem posterior, deve fazê-lo, fornecendouma visão geral em termos de que as relações entre as coisas encontradas anteriores e posteriores são feitas o mais claro possível.
Prontidão para a aprendizagem: Aqui o argumento é que as escolas...
tracking img