Jartest

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1076 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Relatório de Sistemas Residuários II
Jar - Test
Alunos: Gabriela Torres, Rafael Araújo, Rafael Marendino e Samarah Cristiano.
Profº: Gabriel Caetano que leciona a disciplina de Sistemas Residuários II para a turma CAM 382.

Nilópolis, 03 de Outubro de 2012.

Introdução
Podemos encontrar nas águas residuais impurezas (sólidos), que podem estar dissolvidos ou em suspensão. Dentre estasimpurezas podemos encontrar os denominados “colóides”, estes são partículas que se encontram estabilizadas por uma série de cargas elétricas superficiais do mesmo sinal, as quais geram entre si repulsão eletrostática. Esta aglomeração ocorre devido à duas distintas ações, sendo elas:
- Coagulação: É desestabilidade das cargas onde, por adição de produtos químicos se neutralizam as forcas elétricassuperficiais e se anulam as forcas repulsivas, dando origem aos coágulos.
- Floculação: É aglomeração dos colóides “descarregados” que provoca a formação de flocos sedimentáveis a uma velocidade adequada. Esta aglomeração é facilitada pela agitação suave, porém completa para facilitar o contato dos flocos uns com os outros. Isto se consegue em geral pela adição de agentes químicos aplicando energia demistura.
Podemos então utilizar os termos coagulação e floculação indistintamente em relação à formação de agregados de partículas. No entanto, esses processos diferem um do outro em muitos aspectos. Geralmente, os dois processos são confundidos por ambas as ações (coagulação e floculação) decorrerem simultaneamente. Entretanto, a coagulação corresponde ao fenômeno de desestabilização dasuspensão coloidal, ao passo que a floculação limita-se às ações de transporte das partículas coaguladas para provocar colisões entre elas promovendo a sua aglomeração.
Objetivo
Observar a clarificação da amostra através da redução de turbidez pela coagulação, floculação e decantação de sólidos em suspensão presentes na mesma.
Materiais e reagentes
Béquer de 100 mL
Papel indicador de pH
ProvetaEquipamento de Teste de Jarro.
Turbidímetro
Sulfato de Alumínio Al2(SO4)3
Amostra coletada na entrada da ETAR
Água deionizada;
Equipamentos: Jar Test Microcontrolado modelo JT-203, da marca MILAN
Turbidímetro: Aqualitic PC compact

Procedimentos experimentais
Adicionou-se amostra coletada em cada reator do equipamento do teste de jarro até que a ponta da hélice estivesse coberta;
Verificou-se o pHem cada amostra de cada reator;
Adicionou-se diferentes concentrações do coagulante Al2(SO4)3 nos reatores;
Ligou-se o aparelho e utilizou-se uma rotação de 120 rpm por 5 min.;
Ao fim da primeira agitação, automáticamente se iniciou a segunda, com uma rotação de 15 rpm por 15 min.;
Após o tempo desligou-se a agitação e deixou-se o efluente em decantação por 20 min.;
Realizou-se a leitura daInstrumentação Técnica (IT) do equipamento (Jar Test);
Verificou-se a turbidez de cada concentração;
Resultados e discussões
O tempo de sedimentação dos sólidos e suspensão na amostra é muito lento, por isso a decantação natural destes é inviável, então o Teste de Jarro é realizado para simulação, com diferentes concentrações de coagulante ou diferentes valores de pH, da decantação destes sólidoscom auxílio da agitação, que promove a homogeinização que destrói a estabilidade dos colóides, uma vez que esta agitação leva as partículas a se chocarem, ocasionando sua aglomeração. Ele é fundamental por determinar as condições ideais para o tratamento, se tratando de coagulação e floculação, diminuindo assim o desperdício dos agentes floculantes e/ou coagulantes utilizados.
Nesta prática, avariável escolhida foi a concentração do coagulante, levando em consideração que a amostra utilizada para sua realização se trata da mesma utilizada pelo grupo anterior na prática antecedente. As concentrações de coagulante utilizadas foram escolhidas visando continuar o trabalho realizado por este, assim possibilitando a determinação de uma concentração que indique um desempenho ótimo para o...
tracking img