Jartest

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1135 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO:
Calculou-se o pH e a alcalinidade da amostra. Com o propósito de verificar qual a melhor quantidade de sulfato de alumínio para a floculação. Para fazer o Jartest, colocou se amostras da água nas seis cubas do aparelho, adicionou se doses diferentes de coagulante em cada uma delas programou se o Jartest para 30 segundos de agitação rápida, em seguida 15 minutos de agitação lenta e 20minutos sem agitação. Em seguida, coletou se uma amostra de cada cuba aferiu se o pH e a turbidez e calculou se a eficiência. Concluiu-se que a melhor quantidade de agente coagulante nesse experimento foi 120 ppm com eficiência de 98,96%


OBJETIVO:
Realizar o ensaio Jartest para a determinação da melhor dosagem de sulfato de alumínio para floculação da uma amostra de água.

FUNDAMENTAÇÃOTEÓRICA:

Devido à importância da água na garantia de qualidade de vida dos seres vivos (posto que ela possui diversas finalidades) é necessário que ela tenha um tratamento adequado. Para que ela atendas às normas de potabilidade, é fundamental que sejam realizadas medições de alguma variáveis físicas e químicas como o pH, a alcalinidade, a cor e a turbidez, entre inúmeros outros fatores. Com aexecução deste controle, a água poderá ser produzida e distribuída para consumo humano. Uma das formas de medir a qualidade dá água é por meio do Jartest.
O ensaio de coagulação (Jartest) é um procedimento de rotina em estações de tratamento de água. Ele determina a dosagem dos produtos químicos utilizados no tratamento, procurando obter a menor dosagem de coagulação necessária na obtenção do melhorresultado quanto a qualidade da água e o pH ótimo de floculação (o ponto isoelétrico de coagulação) para melhor formação do floco. Pode-se dizer que ele é uma simulação do que ocorre na Estação de Tratamento de Água( ETA).
A coagulação tem por objetivos transformar as impurezas (que se encontram em suspensão fina, em coloidal ou às vezes dissolvidas) em partículas que possam ser removidas peladecantação e filtração. O processo de coagulação envolve a dispersão do coagulante, sua reação com a alcalinidade( natural ou adicional) para formação do coagulante e ainda a aglomeração desses coágulos para formação de flóculo. Normalmente, usa-se o sulfato de alumínio [Al2(SO4)3] como substância coagulante.
Para realizar este ensaio é necessário que se conheça previamente as seguintescaracterísticas da água bruta: cor, turbidez, alcalinidade, pH e temperatura; além de parâmetros hidráulicos da estação de tratamento, tais como: vazão, tempo de detenção no floculador, velocidade de sedimentação no decantador etc. Isso faz com que o ensaio não seja uma operação muito simples,uma vez que devem ser consideradas essas variáveis citadas.
No processo Jartest, são recolhidos 100 ml de águado rio em béqueres com diferentes quantidades de Sulfato de Alumínio para que, após a realização do ensaio de tratamento, verifique-se qual é a melhor dosagem para o tratamento final. É importante frisar que há um ponto máximo de eficiência no tratamento.

MATERIAIS:
- pHmetro;
- turbidímetro;
- solução coagulante de sulfato de alumínio Al2(SO4)3;
- amostra;
- pipeta de 10 mL;

MÉTODOS:- Medir o pH e a turbidez da amostra in natura (bruta);
- Transferir 2000 mL de amostra para cada um das seis cubas;
- Escolher as quantidades de coagulante (sulfato de alumínio) a serem adicionadas;
• Cuba 1: ( 2 ml)/(2 L) de sulfato de alumínio = 10 ppm
• Cuba 2: ( 4 ml)/(2 L) de sulfato de alumínio = 20 ppm
• Cuba 3: ( 6 ml)/(2 L) de sulfato de alumínio = 30 ppm
• Cuba 4: ( 8ml)/(2 L) de sulfato de alumínio = 40 ppm
• Cuba 5: ( 10 ml)/(2 L) de sulfato de alumínio = 50 ppm
• Cuba 6: ( 12 ml)/(2 L) de sulfato de alumínio = 60 ppm

- Adicionar simultaneamente o coagulante a cada cuba;
- Agitação rápida ( 100 rpm) por 30 segundos;
- Agitação lenta (30 rpm) por 15 minutos;
- Parar a agitação e esperar sedimentar por 20 minutos;
- Coletar uma...
tracking img