Mecanica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2810 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tubulações
Bombas
Hidráulicas

Identificação

Equipe: André / Carlos / Maicon / Marcos Vinícius / Juarez/Ramon Gomes /Roberto / Vitor Oliveira.
Turma: 404
Curso: Mecânica
Fase: 4ª
Trema: Bombas positivas e não-positivas, tubulações hidráulicas.
Disciplina: Hidráulica
Professor: Marcelo
Data Entrega: 10/09/2012
Data apresentação: 10/10/2012



Introdução
Como as experiênciastêm mostrado que a hidráulica vem se destacando e ganhando espaço como um meio de transmissão de energia, precisão e força nos mais variados segmentos do mercado Industrial, sendo em maquinas e outras formas, neste trabalho iremos falar um pouco, sobre bombas tendo positivas e não-positivas e tubulações hidráulicas, que são fundamentais para manter um circuito.

Bombas hidráulicas GeneralidadesAs bombas são utilizadas nos circuitos hidráulicos, para converter energia mecânica em energia hidráulica A ação mecânica cria um vácuo parcial na entrada da bomba, o que permite que a pressão atmosférica force o fluido do tanque, através da linha de sucção, a penetrar na bomba. A bomba passará o fluido para a abertura de descarga, forçando-o através do sistema hidráulico. As bombas sãoclassificadas, basicamente, em dois tipos: hidrodinâmicas e hidrostáticas.
As bombas hidráulicas são classificadas como positivas (fluxo pulsante) e não-positivas (fluxo contínuo).
Positiva é feito através de um vácuo parcial a 1atm criando na linha de sucção, onde o fluido entra na câmara de bombeamento e logo é expulso para fora.
Não-positivo, usadas para transferir fluidos e cuja únicaresistência é a criada pelo peso do fluido e pelo atrito. Essas bombas raramente são usadas em sistemas hidráulicos, porque seu poder de deslocamento de fluido se reduz quando aumenta a resistência e também porque é possível bloquear-se completamente seu pórtico de saída em pleno regime de funcionamento da bomba.
Localização da Bomba Muitas vezes, num sistema hidráulico industrial, a bomba está localizadasobre a tampa do reservatório que contém o fluido hidráulico do sistema. A linha ou duto de sucção conecta a bomba com o líquido no reservatório. O líquido, fluindo do reservatório para a bomba, pode ser considerado um sistema hidráulico separado. Mas, neste sistema, a pressão menor que a atmosférica é provocada pela resistência do fluxo. A energia para deslocar o líquido é aplicada pelaatmosfera. A atmosfera e o fluido no reservatório operam juntos, como no caso de um acumulador.
Bombas de engrenagens
A bomba de engrenagem consiste basicamente de uma carcaça com orifícios de entrada e de saída, e de um mecanismo de bombeamento composto de duas engrenagens. Uma das engrenagens, a engrenagem motora, é ligada a um eixo que é conectado a um elemento acionador principal. A outra engrenagemé a engrenagem movida.
Como funciona uma Bomba de Engrenagem
No lado da entrada, os dentes das engrenagens desengrenam, o fluido entra na bomba, sendo conduzido pelo espaço existente entre os dentes e a carcaça, para o lado da saída onde os dentes das engrenagens engrenam e forçam o fluido para fora do sistema. Uma vedação positiva neste tipo de bomba é realizada entre os dentes e a carcaça, eentre os próprios dentes de engrenamento. As bombas de engrenagem têm geralmente um projeto não compensado.
Bomba de Engrenagem Externa
A bomba de engrenagem que foi descrita acima é uma bomba de engrenagem externa, isto é, ambas as engrenagens têm dentes em suas circunferências externas. Estas bombas são às vezes chamadas de bombas de dentes-sobre-dentes. Há basicamente três tipos deengrenagens usadas em bombas de engrenagem externa; as de engrenagens de dentes retos, as helicoidais e as que têm forma de espinha de peixe. Visto que as bombas de engrenagem de dentes retos são as mais fáceis de fabricar, este tipo de bomba é o mais comum.
Bomba de Engrenagem Interna Uma bomba de engrenagem interna consiste de uma engrenagem externa cujos dentes se engrenam na circunferência interna...
tracking img