Ensaio jartest

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (670 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ENSAIO JARTEST

INTRODUÇÃO
O tratamento de água consiste na remoção de impurezas e contaminantes antes de destiná-la ao consumo. Esse processo é realizado porque a água contém resíduos desubstâncias presentes no meio ambiente, como microorganismos e sais minerais, necessitando, porém, de tratamento para remover as impurezas que podem ser prejudiciais ao homem.
O JARTEST é utilizado emensaios de floculação, estabelece e avalia as condições de tratabilidade de águas e efluentes e é uma ferramenta básica para a otimização do trabalho realizado em laboratório.

OBJETIVO
O presenterelatório tem como principal objetivo analisar a eficiência do método de otimização de dosagens de coagulantes a serem empregadas em estações de tratamentos por meio do JARTEST.

METODOLOGIA

Asamostras foram coletadas no dia 18 de setembro de 2011 pelo profesor João Tito Borges da disciplina Qualidade das águas e fornecidas pelo mesmo para realização dos experimentos.
Os parâmetros avaliados,foram:
• TEMPERATURA: medida da intensidade de calor; é um parâmetro importante, pois, influi em algumas propriedades da água (densidade, viscosidade, oxigênio dissolvido), com reflexos sobre a vidaaquática. A temperatura pode variar em função de fontes naturais (energia solar) e fontes antropogênicas (despejos industriais e águas de resfriamento de máquinas).

• COR: resulta da existência,na água, de substâncias em solução; pode ser causada pelo ferro ou manganês, pela decomposição da matéria orgânica da água (principalmente vegetais), pelas algas ou pela introdução de esgotosindustriais e domésticos. Padrão de potabilidade: intensidade de cor inferior a 5 unidades.

• TURBIDEZ: presença de matéria em suspensão na água, como argila, silte, substâncias orgânicas finamentedivididas, organismos microscópicos e outras partículas. O padrão de potabilidade: turbidez inferior a 1 unidade.

• CONDUTIVIDADE ELÉTRICA: capacidade que a água possui de conduzir corrente...
tracking img