Itil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1068 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA
(HERBERT FUDA DE SOUZA)












ANÁLISE DOS PROFISSIONAIS DE TI COM CERTIFICAÇÃO ITIL NO BRASIL: QUANTIDADE DE PROFISSIONAIS CERTIFICADOS E QUAL O TIPO DE CERTIFICAÇÃO.









Fernandópolis
2012

HERBERT FUDA DE SOUZA















ANÁLISE DOS PROFISSIONAIS DE TI COM CERTIFICAÇÃO ITIL NO BRASILProjeto apresentado como segunda Avaliação a Distância – AD2, na disciplina Metodologia para Estudo de Caso, na modalidade a distância na Universidade do Sul de Santa Catarina..




Orientadora: Professora MSc.Ruth de Farias Coral.










Fernandópolis
2012

1 TEMA

A Certificação em ferramentas e tecnologias relacionadas ao campo de TI(Tecnologia da Informação) está cada vez mais difundida no Brasil. Hoje um executivo de uma grande empresa de TI não consegue alcançar este cargo sem pelo menos uma certificação em uma ferramenta relacionada a TI.
O campo de ferramentas em TI é muito grande, consequentemente escolher uma certificação que melhor se adeque ao perfil do profissional nem sempre é uma tarefa fácil.
Neste vasto campo decertificações, uma está em abundante crescimento no Brasil, e hoje para gerenciar um projeto de TI as empresas buscam profissionais com certificação ITIL.

1.1 TEMA ESPECÍFICO


Perante esta condição de trabalho dos Gerentes de TI, o distinto enfoca “análise dos profissionais de ti com certificação ITIL no Brasil: quantidade de profissionais certificados e qual o tipo de certificação”.1.2 JUSTIFICATIVA
Devido a grande dificuldade do profissional de TI em escolher uma certificação que se enquadre aos seus objetivos profissionais e ao seu perfil profissional, elabora-se uma pesquisa sobre uma das certificações que vem ganhando espaço no Brasil e que as empresas já contemplam como sendo prioridade na hora de selecionar o profissional que vai preencher o cargo deGerente de TI.
Este trabalho enfoca os três tipos de certificação ITIL disponíveis hoje, sendo a Foundation (básico), Practitioner (intermediário) e Service Manager (avançado).

1.3 PROBLEMATIZAÇÃO
A escolha de uma certificação para complementar o currículo de um Gerente de TI é muito difícil devido a quantidade muito grande de ferramentas e certificações disponíveis hoje noBrasil. A certificação ITIL que desde 2005 vem ganhando destaque nesta área, hoje é essencial ao Gerente de TI, sem ela o candidato nem mesmo é selecionado para a entrevista com o departamento de RH.
Devido a esta questão levanta-se a seguinte problematização:
a) Qual das três certificações ITIL é a mais indicada para o profissional de TI?


2 CONTEXTUALIZAÇÃO TEÓRICA

2.1 BREVEHISTÓRICO DA ITIL PELO MUNDO
A ITIL foi formada no final da década de 1980, e tinha o intuito de ser uma ferramenta de comparação entre os serviços de TI prestados ao governo Britânico. O órgão responsável por formar a ITIL foi o CCTA (Central Communications and Telecom Agency), atual OGC (Office of Government Commerce) e o papel da ITIL era de garantir um mínimo de padrão de atendimentopara os serviço prestados na área de TI.
Na década de 1990 a ITIL se tornou um padrão aberto e sua praticas começaram a ser adotada pelas organizações europeias privadas devido a grande qualidade dos processos e as melhores praticas no gerenciamento de TI, viabilizando a adoção da norma ISO 9000.
Em seguida as praticas da ITIL passaram a ser utilizadas pelos países da América doNorte e em seguida se expandiu, sendo hoje utilizada por instituições pulicas e privadas de todo o mundo.
A ITIL em sua primeira versão foi composta por uma biblioteca de 40 livros, mais esta versão sofreu uma modificação, passando a ser conhecida como ITIL V2 e hoje encontra-se disponível a ITIL V3 ou ITIL 3.0.
No Brasil a ITIL iniciou sua estadia no ano de 2004, sendo que o...
tracking img