Iodo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1965 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAÇÃO TÉCNICO EDUCACIONAL SOUZA MARQUES
FACULDADE DE QUÍMICA



[pic]



Iodo





REALIZADO POR:
Luis Felipe Magalhães Pereira
Daiane dos Santos



RIO DE JANEIRO
28/05/2012
FUNDAÇÃO TÉCNICO EDUCACIONAL SOUZA MARQUES
FACULDADE DE QUÍMICA



[pic]







PROFESSORES: JOSÉ RODRIGUES
REALIZADO POR:
Luis Felipe Magalhães Pereira
Daiane dos Santos




RIO DE JANEIRO
28/05/2012

1.Introdução
IODETO DE POTÁSSIO
O Iodeto de Potássio é um sal branco cristalino de fórmula química KHYPERLINK "/wiki/Iodo"I, usado em fotografia e tratamento radioterápico. Encontra larga aplicação como fonte de iodo por ser menos higroscópico que o iodeto de sódio, tornando-o mais fácil de manipular. KI pode tornar-se amarelo sob aquecimento ao ar ou por exposição ao ar úmido por longosperíodos, por causa da oxidação do iodeto a iodo. Pode ser comprado em farmácias.


Propriedades químicas
Iodeto de potássio comporta-se como um simples sal iônico, K+I−. Dado que o íon iodeto é um mediano agente redutor, I− é facilmente oxidade a I2 por agentes oxidantes poderosos, como o cloro:
2 KI(aq) + Cl2(aq) → 2 KCl + I2(aq)
Mesmo o ar irá oxidar iodeto como evidenciadopela observação de um extrato púrpura quando KI é lavado com diclorometano. Sob condições ácidas, KI é oxidado ainda mais facilmente, devido a formação de ácido iodídrico (HI), o qual é um poderoso agente redutor.[1]HYPERLINK \l "cite_note-1"[2]HYPERLINK \l "cite_note-2"[3]HYPERLINK \l "cite_note-3"[4]
KI forma I3− quando combinado com iodo elementar.
KI(aq) + I2(s) → KI3(aq)Diferentemente do I2, sais do ânion I3− podem ser altamente solúveis em água. I2 e I3− tem virtualmente idênticos potenciais redox (0.535 e 0.536 V vs NHE, respectivamente), i.e. eles são ambos suaves oxidantes relativamente ao H2. Conseqüentemente, esta reação provê iodo para ser usada em soluções aqueosas para titulações redox.
Iodeto de potássio também serve em algumas reações orgânicascomo uma fonte de íon iodo (veja "usos" abaixo).


Obtenção
É obtido da reação do hidróxido de potássio com o iodo:
[pic]
Também é obtido da reação do iodato de potássio (KIO3) com o carbono (na forma de carvão) e redução a iodeto de potássio, com desprenmdimento de dióxido de carbono:
[pic]
Aplicações
Iodeto de potássio é usado em fotografia, na preparaçãode iodeto de prata para filme fotográfico de alta velocidade:
[pic]
Iodeto de potássio é também adicionado a sal de cozinha em pequenas quantidades para "iodá-lo" (sal iodado). Em uma solução saturada, pode ser usado como um expectorante para tratar congestão pulmonar.
KI é frequentemente usado como fonte de íon iodo em síntese orgânica. Uma usual aplicação é na preparação deiodetos de arila dos sais de arenodiazônio.Por exemplo:


[pic]
Solução saturada de iodeto de potássio é também usada no tratamento de esporotricose, uma infecção por fungos.
Em uso médico, pode também servir como um anti-sépico para pessoas sofrendo de inflamações na garganta. A dose é de 0.5 a 1.0 g em 100 mL, com o acompanhamento de iodo (0.5 a 1.0 g em 100 mL).
KI é tambémusado como um agende de extinção de fluorescência agente em pesquisa biomédica por causa de extinção por colisões de seu íon iodeto.
Em solução aquosa com o elemento iodo, ele ataca como um corrosivo para técnica de água forte em ouro e irá atacar e dissolver superfícies de ouro.
KI, atuando como uma fonte de iodo, pode também atuar como um catalisador nucleofílico para alquilação decloretos, brometos ou mesilatos de alquila.
Proteção contra radiação
O iodato de potássio pode ser usado para proteger contra a acumulação de iodo radioativo na tireóide, saturando o corpo com uma fonte estável de iodo antes da exposição à radiação. Aprovado pela Organização Mundial de Saúde, o iodato de potássio (KIO3) para proteção contra radiação é uma alternativa ao iodeto de...
tracking img