iodo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1208 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto


PROBLEMAS DE SAÚDE PROVOCADOS PELA FALTA DE INGESTÃO


O iodo é um elemento indispensável ao funcionamento do organismo de mamíferos. Esse mineral participa na formação de dois hormônios da glândula tireóide (tiroxina e triiodotiroxina). Esses hormônios são indispensáveis ao desenvolvimento do organismo, agem sobre a maioria dos órgãos e das grandes funções: o sistema nervoso ecardiovascular, a termo-gênese (que nos permite conservar uma temperatura estável), os músculos esqueléticos, as funções renais e respiratórias.

A falta de iodo em crianças, decorrente da má alimentação da mãe durante a gestação, pode levar a danos cerebrais. Outro efeito da deficiência de iodo é o desenvolvimento do bócio, ou seja, o aumento da glândula da tireóide (hipotireoidismo), que secaracteriza por fraqueza muscular, redução na taxa metabólica basal, redução do crescimento, alterações de pele e pêlos.

A redução de fertilidade é um sinal típico da deficiência de iodo, ocorre redução dos hormônios afetando todos os órgãos em algum estágio de desenvolvimento, crescimento e maturação. Visando prevenir as doenças decorrentes da deficiência de iodo, tornou-se obrigatória a adição deiodo no sal de cozinha.

A recomendação diária de iodo é de 150 microgramas para pessoas com mais de 14 anos, 220 microgramas para as gestantes, sendo que a quantidade ideal de iodo para lactantes é de 290 microgramas diariamente.

O iodo é encontrado em quantidades variáveis nos alimentos e na água de beber, sendo que as fontes mais ricas são: sal marinho, peixes de água salgada e frutos domar, tais como moluscos bivalves, lagostas, ostras, camarão, sardinhas, bacalhau. O leite e seus derivados também contêm quantidade importante de iodo, esse mineral pode também ser encontrado em legumes (vagem, agrião, cebola, alho poró, rabanete, nabo) e em certas frutas (abacaxi, groselhas, ameixas).
O iodo é um elemento químico necessário para a saúde humana, importante para odesenvolvimento físico e mental. Pode ser encontrado em alimentos do mar, rico em iodo, como peixes, ostras e mariscos, além de verduras, legumes e frutas cultivados em regiões litorâneas.
A deficiência no consumo de iodo pode causar problemas graves à saúde. Durante a gravidez, por exemplo, pode causar abortos, má formação do feto e o nascimento de crianças prematuras ou com cretinismo (retardo mentalgrave, responsável por dificuldades na fala, surdez e defeitos no corpo). Em crianças, vários distúrbios podem ocorrer nas primeiras fases do desenvolvimento, como alteração das funções psicomotoras, atraso no crescimento, redução da capacidade de concentração e aprendizado. Na idade adulta, por sua vez, a carência de iodo provoca o bócio, doença conhecida popularmente como "papo", que causa aumentoda glândula tireóide, localizada na região do pescoço. Em estágios mais avançados, essa doença pode gerar problemas de respiração, dificuldades de engolir, dores e desconfortos no pescoço.











IMPACTOS SOCIAIS E ECONOMICOS


Antes da adição do iodo ao sal, a ingestão insuficiente de iodo era uma ferramenta de exclusão social, já que eram geralmente as pessoas que não tinhamdinheiro que não se alimentavam com variedade de alimentos que sofriam com as doenças. Hoje os problemas devido a baixa ingestão de iodo são raros, mas como impacto econômico pode-se citar, assim como todas as outras doenças, custo no sistema de público de saúde e INSS por aposentadoria prematura.
















RECOMENDAÇÕES RELATIVAS A INGESTÃO DO IODO

A deficiência crônicado iodo é um grave problema de saúde pública.  Portanto, o Departamento de Tireóide da SBEM lança a campanha contra carência dessa substância. O iodo é um componente essencial do hormônio tireoidiano e sua falta pode ocasionar bócio e até mesmo hipotireoidismo.
Em todo o mundo, aproximadamente 2 bilhões de pessoas estão sujeitas às moléstias associadas à carência do Iodo. Mesmo com campanhas de...
tracking img