Motod cientif

490 palavras 2 páginas
1 DEFINIÇÃO:

É o conjunto de procedimentos sistemáticos que tem por objetivo encontrar soluções para problemas propostos, mediante a utilização de métodos científicos.

Ou “Procedimento racional e sistemático que tem por objetivo proporcionar respostas aos problemas que são propostos.” (Gil, 2002)

Não devemos atribuir verdade absoluta aos resultados. O conhecimento científico é falível.

2 FINALIDADE DA PESQUISA:

Classificadas em dois grupos:

1º grupo: – Pesquisa pura motivada por razões de ordem intelectual. O objetivo é alcançar o saber para a satisfação do desejo de adquirir conhecimentos.

2º grupo: - Pesquisa aplicada, motivada por razões de ordem prática. O objetivo é a busca de soluções para problemas concretos.

3 TIPOS DE PESQUISA:

Classificam-se quanto:
• Objetivos
• Procedimentos

3.1 Quanto aos objetivos:
• Exploratória,
• Descritiva,
• Explicativa.

EXPLORATÓRIA: O primeiro passo de todo trabalho científico. A finalidade de uma pesquisa exploratória sobretudo quando bibliográfica, é proporcionar maiores informações sobre determinado assunto. Constitui um trabalho preliminar ou preparatório para outro tipo de pesquisa.
Na maioria dos casos assume a forma de pesquisa bibliográfica ou estudo de caso.

DESCRITIVA: Objetivo – é a descrição das características de um determinado fenômeno ou população, ou o estabelecimento de relações entre variáveis (ex.: perfil de comprador compulsivo – relação de preferência político-partidária e escolaridade).
Outras pesquisas deste tipo são as que estudam a satisfação do cliente, trabalhador e geralmente assumem a forma de levantamento.

EXPLICATIVA: A mais complexa e o objetivo é identificar os fatores que contribuem para a ocorrência dos fenômenos. Explica a razão, o porquê das coisas.
Pode ser a continuação de uma pesquisa descritiva. Assumem a forma de experimentos e estudos ex-post-facto (ex.: acidentes do

Relacionados