Ilha das flores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (316 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FICHAMENTO: Vídeo Ilha das Flores de Jorge Furtado
Curso de Ciências Contábeis
Professor: Jairo



O documentário “Ilha das Flores”, feito por Jorge Furtado e produzido no ano de1989 exprime a banalização em que os seres humanos da ilha são submetidos. O documentário inicia mostrando a trajetória de desenvolvimento do tomate, desde a sua plantação até o momento em queele é jogado fora por uma consumidora que o considera impróprio para o consumo.
O curta metragem de Jorge Furtado escancara o processo de geração de riquezas e a desigualdade socialexistente no Brasil, a qual pode ser verificada observando-se as condições de sub-existências dos habitantes da Ilha das Flores. O objetivo principal do curta é demonstrar o absurdo destasituação, em que seres humanos, em uma escala de prioridade estão depois dos porcos, pois antes dos habitantes do local irem escolher os alimentos do lixo, estes são selecionados e dados primeiramente aosporcos.
O documentário “Ilha das Flores” é extremamente rico em informações reais e, ao mesmo tempo, segue a fictícia trajetória de um tomate, que é plantado, colhido, vendido aosupermercado, comprado por uma dona de casa, que o considera ruim para fazer o molho do porco, que será servido no almoço e, por este motivo acaba sendo jogado no lixo, que terá como destino final aIlha das Flores, em que depois de alimentar os porcos, servirá de alimento para os seres humanos habitantes da ilha, mas especificamente por uma criança com fome.
Através dodocumentário, fica claro que a desigualdade social e toda a perversidade de um sistema, são provocados pelos próprios seres humanos, que vivem de maneira egocêntrica e egoísta, fingindo não ver arealidade da exploração do homem sobre o homem, esquecendo-se da solidariedade e afeto entre seus semelhantes. Por este motivo é que no início do filme aparece a afirmação da não-existência de Deus.
tracking img