Iodo

Páginas: 10 (2440 palavras) Publicado: 5 de novembro de 2013
Iodo no metabolismo animal
Introdução
O iodo é um elemento relativamente raro. Representa somente cerca de 0,0004% dos elementos que compõem a crosta terrestre. Ocorre de forma dispersa no ar, água, solo e nos organismos vivos. O iodo está presente nas plantas em concentrações muito baixas (exceto nas algas onde se encontra mais concentrado), e provavelmente não desempenha um papel muitoimportante no seu ciclo de vida. Os alimentos vegetais normalmente são pobres em iodo sendo que nas forrageiras a concentração do elemento varia de 200 a 400 µg/kg de matéria seca, para os grãos, a variação é de 50 a 300 µg/kg e para os tubérculos de 300 a 500 µg/kg de matéria seca. Já os alimentos de origem animal, especialmente a farinha de peixes, são ricos em iodo. Como a fixação de iodo nostecidos animais segue a sequência solo, água, planta e animal, e são comuns áreas com deficiência desse elemento, a necessidade de suplementação dietética de iodo é prática frequente, tanto para a alimentação humana como animal. A deficiência de iodo pode ter origem secundária sendo provocada pela presença de substâncias bociogênicas presentes nos alimentos. Além disso, 30 a 50% do iodo ou mais, éperdido durante os processos de conservação de alimentos. Os estudos a respeito do metabolismo do iodo se intensificaram com a descoberta de sua relação com a ocorrência de casos de bócio. A partir de então o elemento foi muito estudado e foi identificada sua relação com os hormônios da tireóide.
Distribuição nos tecidos
O iodo é encontrado em todos os tecidos e fluidos do corpo, porém, a maiorparte é concentrada na tireóide. Pode ser encontrado tanto na forma inorgânica como orgânica (metabólitos da tironina). O iodo orgânico presente no plasma consiste principalmente dos hormônios da tireóide que estão ligados a globulinas e, em menor extensão, às albuminas do plasma. A quantidade de iodo precipitado no soro ou ligado à proteína seve como critério de avaliação da condição funcional daglândula tireóide. A concentração de iodo nos tecidos animais ocorre, em quantidade decrescente, na glândula tireóide, plasma sanguíneo, glândula mamária, pulmões, rins, gânglios linfáticos, glândulas salivares, pâncreas, adrenais, chifres, coração, baço, fígado e músculos esqueléticos. Na glândula tireóide, a absorção do iodo acontece de forma ativa e é influenciada pela ação do TSH (hormônioestimulante da tireóide). Nos demais tecidos, o transporte do iodo também acontece contra um gradiente de concentração, porém esse mecanismo não é dependente da ação do TSH.
A quantidade de iodo armazenada na tireóide é maior que a soma de todo o iodo presente nos demais tecidos do organismo (Tabela 18.7 – Church). Na tireóide a concentração do iodo é cerca de 100 vezes a concentração desse elemento nosoro sanguíneo. Tecidos inflamados ou doentes concentram quantidades de iodo de 24 a 218% superiores àquelas correspondentes nos tecidos sadios, possivelmente devido a presença dos leucócitos. Sendo assim, uma ação microbicida do iodo no processo de fagocitose mediado pelos leucócitos pode ser outra função do ido no organismo além da sua importância como componente da tiroxina. A concentração deiodo no organismo diminui com a idade, principalmente por causa da redução na atividade funcional da glândula tireóide.
Tabela 18.7 – Distribuição do iodo nos bovinos
Tecido
Peso relativo
Conteúdo relativo de I

% do peso corporal
Tireóide
0,006
55
Conteúdo do trato GI
20
40
Músculos
37
1
Sangue
7
1,2
Esqueleto
15
0,7
Órgãos internos
15
1,3
Pele, pelo, etc.
6
0,8Adaptado de Muller et al. (1988) - Church
A concentração média de iodo nos mamíferos é de 50 a 200 µg/kg de peso, ou seja, aproximadamente 0,00002%, porém, esse valor pode apresentar variação bastante ampla sendo influenciado pela concentração de iodo na dieta. Aves alimentadas experimentalmente com grandes quantidades de iodo por períodos prolongados tiveram aumento de 50 a 100 vezes na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Iodo
  • Iodo
  • iodo
  • iodo
  • Iodo
  • Iodo
  • IODO
  • iodo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!