Indisciplina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1581 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Titulo: Histórias de vida de Joham Heinrich Pestalozzi

























[pic]


Introdução


Joham Heinrich Pestalozzi era filho de médico, mas perdeu o pai aos cinco anos de idade, passando a viver até a adolescência apenas com a mãe e uma criada.
Decidido a acabar com as fontes da miséria em que via o povo se afundar, dedicou-se à educação de órfãos,investindo nesse projeto seus recursos e sua própria vida.
Apesar de abrigar e alimentar os órfãos, seu trabalho não possuía um caráter apenas assistencialista. Pelo contrário, preocupava-se com a educação a tal ponto que afirmava ser imperativo a todo aquele que desejasse ser considerado mestre, investigar qual o melhor, e não apenas qual o eficiente método para garantir o crescimento e odesenvolvimento harmonioso do aluno.
É perceptível aqui a preocupação de Pestalozzi com a busca pelas melhores estratégias de ensino em todas as áreas da vida do educando. Não bastava ter bons métodos de ensino da linguagem ou da matemática, era necessário investir tempo em pesquisa e avaliação dos melhores meios para ensinar o ser humano a tornar-se verdadeiramente humano.
Pestalozzi apresentou umateoria chamada. Teoria dos três estados do desenvolvimento humano.: o estado animal ou natural, o estado social e o estado moral.
O amor em condicional

As diversas abordagens à obra de Pestalozzi enfatizam o amor como traço marcante em seu próprio caráter e não apenas em sua Pedagogia. A motivação básica por trás de suas idéias, empreendimentos e estudos são muito mais que uma curiosidadeacadêmica. O que o movia era realmente um desejo de conhecer o ser humano e seus interesses por encontrar melhores e mais eficazes métodos de educação. Não se restringe ao espírito cientifico e filosófico; sua intenção de ajudar o povo e mudar a sociedade ultrapassava, e muito, a consciência política e noção de justiça social, pois ele era movido pelo amor irreprimível em direção ao próximo
Tal comoRousseau, Pestalozzi concebia a educação como processo que deve seguir a natureza e os princípios da liberdade, da bondade inata do ser e da personalidade individual da criança.

Concebia a criança como um organismo que se desenvolve de acordo com leis definidas e ordenadas contendo em si todas as capacidades da natureza humana reveladas na unidade entre mente, coração e mãos.

Defendeu aeducação não-repressiva, o ensino como meio de desenvolvimento das capacidades humanas, o cultivo do sentimento, da mente e do caráter.
Seu propósito era descobrir leis que propiciassem o desenvolvimento integral da criança e para isso concebeu uma educação com as dimensões intelectual, profissional e moral, estritamente ligadas entre si.
Pestalozzi tornou-se discípulo de Rousseau que foi umgrande pensador que propôs uma concepção nova de ensino, baseada nas necessidades da criança, mas não as colocou em prática, quem a fez foi Pestalozzi, que tentou desenvolver suas idéias elaborando uma teoria do ensino. Trabalhou até o fim de sua vida na educação de crianças pobres em instituições dirigirias por ele mesmo. Seu método pedagógico era baseado nos interesses naturais do aluno, de acordocom a evolução do seu psiquismo, de modo que o aluno reduzisse o esforço defendido no processo de aprendizagem, por isso deu grande importância ao método intuitivo.
Para Pestalozzi

A educação profissional, refere-se ao aprender trabalhando, fazendo, relacionando conhecimentos e atividades práticas. Da mesma forma que a atividade intelectual requer o exercício especial da mente, odesenvolvimento de habilidades exteriores requer o exercício dos sentidos e dos membros. Por fim, a educação moral ou religiosa, considerada pelo autor a de maior significado na formação do ser humano, consiste na formação de valores e modos de agir coerentes, sendo que seu fim “não é outro que o aperfeiçoamento, o enobrecimento interior, a autonomia moral”
Portanto, o desenvolvimento intelectual e moral do...
tracking img