Processos de trabalho em sala de aula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1026 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic] |UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
CURSO DE PEDAGOGIA- VIZIVALI - MODALIDADE DE EAD |[pic] | |
DISCIPLINA: DIDÁTICA: PROCESSOS DE TRABALHO EM SALA DE AULA
DOCENTES RESPONSÁVEIS: Maria Christine Berdusco Menezes
Teresa Kazuko Teruya



ACADÊMICA (O):








SEGUNDA ATIVIDADEAVALIATIVA


















MARINGÁ – 07/07/2012

QUESTÃO 1
A partir da década de 1980 a educação brasileira apresenta necessidade de repensar e reorganizar o processo ensino e aprendizagem por meio de fundamentos referenciados por Jean Piaget. O quinto capítulo: Processo construtivista do livro Didática: processos de trabalho em sala de aula Negrão (2010) discorrem sobre oenfoque de que a criança constrói seu próprio conhecimento denominado de processo construtivista. Diante disso redija um texto dissertativo de 15 a 20 linhas, explicando sobre a construção do conhecimento na criança relacionando com a educação escolar.
R: As pesquisas de Piaget, na área psicológica, acerca do desenvolvimento e aprendizagem valorizam e ampliam as idéias referentes ao desenvolvimentoinfantil: maturidade, operatividade, criatividade, motivação e diferenças individuais.
No processo construtivista, a criança constrói seu conhecimento por meio de uma experiência individual e por meio de interações estabelecidas entre o meio físico e social. Assim, seu conhecimento exterior é dependente de seu conhecimento interior. Nesse sentido, o desenvolvimento da criança ocorreindependentemente da aprendizagem. Já a aprendizagem decorre do desenvolvimento, assim ela se beneficia dos avanços alcançados por ele. Isso comprova que para certa aprendizagem é preciso alcançar certo nível de desenvolvimento.
O conhecimento da criança e a concepção que ela tem sobre o mundo, são construídos através de seu processo de desenvolvimento. A escola auxilia a criança durante o seu processo deaprendizagem. O conhecimento se constitui por meio das relações estabelecidas, a partir de objetos, fatos e fenômenos e quando se emprega esse conhecimento em situações de abstração dessas ações.

QUESTÃO 2
“A avaliação, em sua nova dimensão pedagógica, relaciona-se diretamente ao processo de ensino e aprendizagem” (ALTOÉ; NUNES, 2010, p. 136). Considerando que a avaliação é um dos temasrelevantes no âmbito escolar explique e exemplifique, usando no mínimo 08 linhas para cada um dos itens abaixo:
a) Avaliação diagnóstica;
Essa avaliação deve ser realizada no inicio de um curso, de um período letivo ou de uma unidade de ensino. No inicio de tal período o professore deve fazer uma avaliação diagnóstica da turma, isso indica se o que os alunos aprenderam no período anterior foisuficiente, visando constatar o desempenho dos alunos no domínio dos conteúdos necessários para novas aprendizagens.
Envolvendo a descrição, a classificação e a determinação do valor de aspectos do comportamento do aluno, ela informa ao professor o nível de conhecimentos e habilidades de seus alunos, antes de iniciar um novo processo de ensino e de aprendizagem.
b) Avaliação formativa;
Aavaliação formativa proporciona informações acerca do desenvolvimento de um processo de ensino e aprendizagem, para que o professor possa ajustá-lo às características das pessoas a quem se dirige. Ela contribui para melhorar a aprendizagem, pois informa ao professor a respeito do desenvolvimento da aprendizagem e ao aluno sobre seus sucessos e fracassos.
Para que a avaliação formativa seja realizada,o professor precisa estabelecer os meios de construir o seu próprio sistema de observação interpretação e intervenção em função de sua concepção pessoal de ensino e dos objetivos, do contrato didático, do trabalho escolar.
c) Avaliação somativa;
A avaliação somativa tem função classificadora, e ocorre no final do processo. Ela classifica os alunos de acordo com níveis de aproveitamento...
tracking img