Resumo sobre estudo da linguagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1183 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE EVANGÉLICA DE SALVADOR
CURSO DE PEDAGOGIA


SUELY SOLANGE CUNHA TEIXEIRA

RESUMO SOBRE ESTUDO DA LINGUAGEM




SALVADOR
2012
SUELY SOLANGE CUNHA TEIXEIRA

RESUMO SOBRE ESTUDO DA LINGUAGEM




Trabalho apresentado ao curso de Pedagogia da Faculdade Evangélica de Salvador, como requisito parcial para aprovação na disciplinaLeitura e Produção Textual.
Professora: Eunice Salgado Soares

SALVADOR
2012

MELLO, Dulcina E. W. de, (Org.). Gêneros textuais: ensino e produção. 2. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2005

| |
| |
| |

Segundo Dulcina E.W. de Mello, o estudo da linguagem remonta ao século IV a.C., com interesses voltados à busca e ao conhecimento dessa capacidade humana. Esse estudo inicia-se com oshindus, que queriam preservar seus textos sagrados. Para Platão o estudo era direcionado na relação à palavra e seu significado, ao passo que Aristóteles, a sua preocupação era com a investigação da gramática, definindo-a como ciência e arte. A partir do século XVI com a Reforma de Lutero houve um aumento significativo em relação às línguas. Já nos séculos XVII e XVIII com o surgimento da gramática dePort Royal, os estudos da linguagem tem base na razão e seus autores demonstram que esse estudo serve para qualquer língua. Com o surgimento das gramáticas comparadas no século XIX, desenvolve-se um método histórico no estudo das línguas que vai se interessar principalmente pelas línguas vivas, e só apenas no século XX a linguagem foi reconhecida como ciência a partir de Saussure, com a divulgaçãode seus estudos sobre a linguagem e a ciência foi denominada linguística.

Para a autora, há muitos conceitos sobre a linguagem, mas todos a consideram um sistema de signos que interage com as pessoas possibilitando expressar seus pensamentos e sentimentos. Nesse sentido, a linguagem tem um caráter individual e social, além de ser considerada natural. Dulcina afirma que a linguagem é um sistemacomplexo, pois possui um caráter material e também, produz pensamento a partir daí ela demonstra que a linguagem é matéria do pensamento e fator de comunicação. Segundo Saussure a dicotomia língua-linguagem comporta outro elemento que é a fala, que decorre do uso que o sujeito faz da língua. Daí o estudo da linguagem passa a ser dividida em duas partes: uma que estuda a língua e outra queinvestiga a fala.

Para Aristóteles o homem é um ser essencialmente social por ser dotado de linguagem que lhe permite estabelecer relações com seus semelhantes. Segundo Rousseau a palavra é que distingue o homem dos outros animais. Destaca também a importância da linguagem assegurando ser ela advinda de uma profunda necessidade de comunicação entre os homens. Hjelmslev considera a linguagem como algoque não se pode dissociar do ser humano. Já para Bakhtin e Volochinov, a estrutura da linguagem surge do processo de interação social. Os autores consideram a importância dada a linguagem e partem para uma reflexão com a intenção de compreender o papel do outro na situação verbal quanto na comunicação estética, e chegam a conclusão que a palavra não pertence apenas ao falante (autor), mas aoouvinte também, que de alguma forma, está sempre presente, bem como todas as vozes que antecederam aquele ato de fala e que ressoa na palavra do autor. Assim eles asseguram que tudo o que é dito está situado fora da alma do falante e não pertence somente a ele. Sendo assim podemos avaliar que há uma força e um poder na linguagem e é preciso ter bem claro que a força e o poder da palavra são grandes ondecertas palavras trazem em si um conjunto de valores aceitos e codificados pelas classes dominantes carregadas de conteúdos ideológicos favorecendo a um pequeno grupo, privando a grande massa do seu verdadeiro significado. Ainda assim é possível dizer que ela adquire poder e força quando usada em determinado contexto sociocultural.

Gnerre afirma que uma variedade linguística vale como reflexo...
tracking img