Indisciplina no contexto escolar:desafios e possibilidades

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4445 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INDISCIPLINA NO CONTEXTO ESCOLAR: Desafios e Possibilidades



Rita de Cássia Solana Feitosa Neves Loiola – Gestora Escolar – Tauá-Ce
Maria Gonçalves Siqueira – Gestora Escolar – Tauá-Ce
Profa. Esp. Divo Lima – Orientadora – SEDUC-CE.

INTRODUÇÃO

A indisciplina no contexto escolar é o tema deste artigo. Ela interfere no processo ensino e aprendizagem gerando na sala de aula um climaque atinge as relações entre os alunos e colegas e destes com os professores. Trata-se de um tema muito polêmico e, na escola, a tendência é direcioná-la apenas ao aluno e a punição deste no sentido de torná-lo obediente, passivo, restaurando à tão desejada disciplina que neste sentido significa restritamente a ordem estabelecida.
Neste trabalho, a disciplina será vista como um aspecto docomportamento humano que se apresenta de forma construtiva e interativa.
Partindo do pressuposto de que a indisciplina é um fenômeno complexo, que tem em sua constituição fatores de diversas ordens, o problema dessa pesquisa estrutura-se no seguinte questionamento: Quais as causas da indisciplina e como ela pode ser superada no contexto da escola?
Sentimos a necessidade de pesquisar sobre o tema, emvirtude de nossas experiências como professoras e gestoras de escola pública e traçamos como objetivos: investigar as causas da indisciplina no contexto de uma escola pública do município de Tauá; visualizar possibilidades de superação, tendo como foco a aprendizagem significativa dos alunos e planejar ações interventivas conjuntas capazes de interferir no problema identificado de modo aminimizá-lo dentro do contexto investigado.
O trabalho constitui-se em uma pesquisa de abordagem qualitativa, enfocando a indisciplina no contexto escolar, os desafios enfrentados e as possibilidades de superação. Para que se possa realizar uma pesquisa dessa natureza, segundo André e Lüdke (1986, p. 11), o pesquisador precisa ter o contato direto com o ambiente e a situação a ser pesquisada. Com afinalidade de obtermos resultados socialmente relevantes, o método de pesquisa utilizado será a pesquisa-ação. Assim, tanto o pesquisador, quanto os pesquisados serão envolvidos no processo de desenvolvimento da mesma. A pesquisa foi realizada numa escola pública de Ensino Fundamental localizada na sede do município de Tauá-Ceará.


CARACTERIZAÇÃO DA INDISCIPLINA NO CONTEXTO ESCOLAR E OS FATORESCAUSAIS

O conceito de indisciplina segundo o dicionário Aurélio (1994, p.358) refere-se a: “procedimento, ato ou dito contrário à disciplina, desobediência, desordem, rebelião”.
Içami Tiba define a disciplina como “O conjunto de regras éticas para atingir um objetivo (1998, p.117).” De acordo com o autor, as causas da indisciplina na escola estão relacionadas às características pessoais do aluno(distúrbios psiquiátricos, neurológicos, deficiência mental, distúrbios de personalidade, distorções de autoestima) e distúrbios e desmandos de professores.
O conceito de indisciplina associado à desobediência está muito presente no cotidiano escolar. Isso ocorre porque há uma verdadeira “luta de classe”, na qual o professor procura sobreviver, num contexto de tantos desgastes. Ele busca umpouco de paz para ficar aliviado; por isso . Conforme salienta Guirado apud Aquino “A relação professor-aluno já vem abalada por embates e desafios: os problemas infra-estruturais como salários e precariedades das condições físicas; os problemas sociais e de relacionamento como de segurança e ameaças ao exercício de sua função por alunos e outros grupos institucionais [...] (1996, p. 69)”.Assim, é possível situar a indisciplina no contexto das condutas dos alunos nas diversas atividades pedagógicas, seja dentro ou fora da sala de aula.
Sob esta perspectiva, a indisciplina se refere às condutas, atitudes, modos de socialização, relacionamentos e desenvolvimento cognitivo que demonstram os estudantes é que tendem a não produzir, divergir ou mesmo negar as...
tracking img