Indisciplina escoar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1748 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE CEUMA
CURSO DE PEDAGOGIA

LUCIANA DOS SANTOS SOARES


PROJETO DE PESQUISA
INDISCIPLINA ESCOLAR: conceitos, limitações, possibilidades e estratégias de
superação

SÃO LUIS
2012

LUCIANA DOS SANTOS SOARES


PROJETO DE PESQUISA
INDISCIPLINA ESCOLAR: conceitos, limitações, possibilidades eestratégias de
superação

Projeto apresentado ao curso de Pedagogia do Centro Universitário do Maranhão, Campus- Cohama para a obtenção de nota da disciplina Elaboração de Projeto de Pesquisa Orientada pela profº Sandra Pestana.

SÃO LUIS
2012

FOLHA DE APROVAÇÃO

Aos meus pais,
pelo incentivo e carinho.

AGRADECIMENTO

1 INTRODUÇÃOConhecer e analisar os problemas que emergem do espaço escolar é de fundamental importância para o desenvolvimento de uma educação de qualidade. O tema a ser abordado nesse trabalho e de enorme significância, pois reflete sobre um assunto que vem desafiando os professores. Deste modo, o presente trabalho falar sobre a indisciplina escolar, já que este é um assunto muito polemico e preocupanteque vem ocorrendo com freqüências em nossas escolas.
No decorre deste trabalho, discutiremos sobre os principais fatores que levam a indisciplina, de modo que consigamos criar possíveis estratégias e medidas de prevenções.
Indisciplina Escolar: conceitos, limitações, possibilidades e estratégias de superação
A indisciplina escolar tem sido alvo de inúmeras discussões entres os educadores dosdiferentes níveis de ensino, segundos estudos realizados por Aquino (1996,) Garcia (2008) e Torres. Nas escolas e consideradas um dos maiores desafios. O que fazer? Como resolver? Não há uma receita pronta e nem uma solução fácil.
A maioria das escolas enfrenta um serio desafio que e aprofundar os conhecimentos sobre as causas da indisciplinar e sobre tudo conhecer as raízes deste mal querecai sobre aqueles que são rotulados indisciplinados, e importante enfatizar o posicionamento dos professores e dos alunos perante esta questão. Em virtude de presenciar a indisciplinar na sala de aula escolhe esse tema em razão da importância de uma reflexão e interação sobre esse problema comum e complexo nas escolas.
Rego (1996, p.84) afirma que “o próprio conceito de indisciplinanão é universal”. O mesmo autor aponta que o conceito se relaciona com vários aspectos ao longo da sua historia, variando dentro das diferentes sociedades, culturas, instituições escolares, classes escolares e até mesmo pode ser compreendido diferentemente por cada pessoa e em cada contexto especifico.
Desta forma, pretende-se neste projeto delimitar algumas causas e fatores que influenciam esseato, como os problemas sociais, conflitos familiares, relações professor e aluno e as práticas pedagógicas. Que fatores contribuem para o meu aluno ser disciplinado? Como os educadores lidam com a indisciplina em sala de aula?

2 HIPOTESE
2.1 A indisciplina é percebida de maneira diferente pelos alunos e professores; um ato indisciplinar para um professor pode não ser para outro professor;portanto, a indisciplina escolar pode ser atribuída a fatores externos e internos.
2.2 A indisciplina é decorrente do meio em que se vive, portanto a consciência do sujeito se forma dentro da sua própria realidade, ou seja, ele vai viver e se comportar da maneira com a qual aprendeu a viver, sendo assim a atividade consiste na busca da ligação entre o mundo externo e a mente humana.

3OBJETIVOS

3.1 Objetivos Geral

Compreender a indisciplina no contexto escolar, partindo da analise de seus conceitos, entraves, contribuições e estratégias desenvolvidas pelo docente visando supera o problema da indisciplina.

3.2 Objetivos Específicos

* Identificar conceitos de indisciplinar escolar;
* Levantar fatores que interferem na disciplinar escolar;
* Analisar...
tracking img