Trabalho de neurociencias e indisciplina escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 59 (14527 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
neurociências
 
“A tarefa das Neurociências é explicar o comportamento em termos de atividade cerebral”.
Como o cérebro organiza e articula milhões de células nervosas individuais para gerar o comportamento e como estas células são influenciadas pelo ambiente externo...? “A última fronteira das Ciências Biológicas - seu desafio último – é entender a base biológica da consciência e osprocessos mentais através dos quais percebemos, agimos, aprendemos e recordamos.” — Eric Kandel, Princípios de Ciência Neural, 4ª edição.
 
O enigma do cérebro
 
A medicina encara como um grande enigma entender o cérebro na sua complexidade e vários estudos e pesquisas se arrastam ao longo do tempo em cima desse enigma para tentar desvendar seus mistérios e suas complexidades. Entender ofuncionamento do organismo humano é necessário não deixar de lado uma visão sistêmica do funcionamento orgânico, o terreno das múltiplas inter-relações entre corpo e mente - e seu correlato anatômico: o cérebro - não foi plenamente explorado. Vários fenômenos mentais permanecem ainda envoltos em certa nebulosidade. Muito se pensou e muito se produziu, pois o organismo desde sempre demandou trabalho, muitotrabalho, seja na saúde, seja na doença. Diversas construções teóricas foram erguidas e aprovadas pelo teste de realidade, obedecendo a premissas pragmáticas, e/ou de cientificidade. A neurociência enriqueceu e ampliou os campos já conhecidos, produziu novas conexões e criou novas áreas de pesquisa a partir delas. Nunca estivemos tão próximos do que nos diz respeito: o cérebro humano. Os estudosin vivo e as técnicas não invasivas de neuroimagem tornaram o uso de animais e de máquinas menos necessários como modelos substitutivos, até sofisticados (no caso das redes neurais), porém ainda limitados para dar conta da complexidade da natureza humana. Isso representa um imenso avanço para a compreensão mais refinada e racional dos processos biológicos e psicológicos inerentes à espécie. Poroutro lado, como Sócrates bem frisou, ao reconhecer que a sua sabedoria sofria a limitação da sua ignorância: "Só sei que nada sei", o avanço do conhecimento traz consigo o seu reverso, ou seja, a ignorância.  Sendo assim, a Neurociência serviu a dois propósitos: aumentou o nosso conhecimento e também a nossa ignorância.
 
Alguns dos problemas ainda sem solução da Neurociência:
 
•Consciência: Qual é a base neuronal da experiência subjetiva, do estar acordado, do estado de alerta, do interesse e da atenção? Qual é a sua função?
 
• Percepção: Como o cérebro transfere informação de ordem sensorial em percepções coerentes e particulares? Quais são as regras que organizam a percepção? Quais são as características/objetos que constituem a experiência perceptual de eventos internos eexternos? Como os sentidos se integram? A percepção do rosto é especial (ex.: inata)? Qual é a relação entre experiência subjetiva e mundo físico?
 
• Aprendizagem e Memória: Onde ficam armazenadas as nossas lembranças e como são novamente recuperadas? Como melhorar o processo de aprendizagem? Qual é a diferença entre memória explícita e implícita?
 
• Neuroplasticidade: Quão plástico é océrebro maduro?
 
• Desenvolvimento e evolução:  Como e por que o cérebro evoluiu (o modo como isso ocorreu)? Quais são os determinantes moleculares do desenvolvimento cerebral individual?
 
• Sono: Por que sonhamos? Quais são os mecanismos cerebrais subjacentes? Qual é a relação com a anestesia?
 
• Cognição e Decisão: Como e onde o cérebro avalia o valor da recompensa e do esforço (custo) namodulação do comportamento? Como a experiência prévia altera a percepção e o comportamento? Quais são as contribuições genéticas e ambientais para as funções cerebrais?
 
• Linguagem: Como a linguagem é implementada no nível neuronal? Qual é a base do significado semântico?
 
• Doenças: Quais são as bases (causas) neuronais das doenças mentais, como os distúrbios psicóticos (ex.: mania,...
tracking img