Indisciplina na escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3589 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INDISCIPLINA NA ESCOLA

Neyla Medrado Barros[1]


RESUMO

Este artigo aborda sobre a indisciplina no cotidiano da escola atual, que tem sido vista como problema, o descumprimento das regras escolares, associada à desordem e a falta de limites a indisciplina pode inviabilizar a prática educacional. Inicialmente, coloca-se em discussão o próprio conceito de indisciplina,explorando-se, a seguir, algumas das suas causas, onde uns dos pontos chaves é a participação dos pais na vida escolar de seus filhos e relação aluno/professor. Assim, o objetivo deste, é fazer uma analise das causas que geram a indisciplina na Escola Estadual José Alves de Assis, no turno vespertino, tendo como método principal no seu desenvolvimento a pesquisa-ação que se configurou através de reuniõescom a comunidade escolar. Após a realização deste projeto conclui-se que a escola precisa desenvolver políticas internas para lidar de forma preventiva com a indisciplina.


Palavras-chave: Indisciplina. Gestão democrática. Família.


ABSTRACT
This article focuses on the indiscipline in the school routine now, which has been seen as a problem, widespread misuse of the standardsin school systems, which undermines the educational practice. Associated with the disorder, disregard for rules of conduct and the lack of limits, discipline is often centered on the pupil, which shows an individualistic way of dealing with issues arising in the classroom. Initially, there is discussion on the concept of discipline, exploring each other, then some of its causes, where some of thekey points is the participation of parents in school life of their children and for student / teacher. The objective of this is to do an analysis of the causes that lead to indiscipline in the State School José Alves de Assis, in the afternoon shift, with the main method in its development action research that was configured through meetings with the school community . After completion of thisproject concluded that the school needs to develop internal policies to deal preventively with indiscipline.
Word-key: Indiscipline. Democratic management. Family.



CONSIDERAÇÕES INICIAIS


A escola é uma instituição extremamente complexa e a sua função é a sistematização dos conhecimentos necessários para a sua clientela facilitando a inserção do indivíduo no mundo social, ondeeste deve aprender as formas de conduta social e as técnicas para sobreviver, aquisição de habilidades básicas (como ler, escrever, expressar-se, lidar com a aritmética) e os conhecimentos científicos.
Com o passar do tempo a função social da escola passa a uma perspectiva muito além do ler e escrever. A escola é para a vida, inserindo conhecimentos no meio social, político eeconômico, tornando-os verdadeiros cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, tornando-os agentes transformadores de nossa sociedade.
A Escola Estadual José Alves de Assis está situada em Caseara/TO e sua clientela são alunos de baixa renda sendo em sua maioria de assentamentos. Atende alunos de 1º ao 9º do Ensino Regular, Programas Se Liga, Aceleração da Aprendizagem do 6º ao 9º ano, eEJA de 1º e 2º Segmento.
Este trabalho surgiu da necessidade de analisar as causas da indisciplina e tentar minimizá-la na escola, sendo realizado por meio uma pesquisa-ação, através de reuniões com a equipe escolar, pais e alunos.
Esta pesquisa teve como referenciais teóricos Paulo Freire, Freller, Ives de La Taille, Márcia Helena Irineu, Heloisa Luck, e o Módulo I doProgestão.




A INDISCIPLINA NO CONTEXTO ESCOLAR


Segundo a Constituição Brasileira de 1988, a educação é um direito de todos e um dever do Estado e da família. No artigo 205 diz que sua finalidade é o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para a cidadania e sua qualificação o trabalho. A LDB retoma esse dispositivo no artigo 2º. A missão da cada escola, gestor,...
tracking img