Indisciplina na escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4155 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FABRA – FACULDADE BRASILEIRA

CAMPUS MACAÉ

















INDISCIPLINA NA ESCOLA


JULIANA DUARTE CUNHA








Trabalho de Conclusão de Curso de Pós-Graduação sobre orientação do Prof.














MACAÉ-RJ


JAN 2013.





FABRA – FACULDADE BRASILEIRAINDISCIPLINA NA ESCOLA


JULIANA DUARTE CUNHA





























MACAÉ-RJ


JAN 2013.


INDICE





Introdução.........................................................................................................05


Conceituando a indisciplina..............................................................................071. O conceito de indisciplina entre as classes sociais..........................................09
2. Visão da indisciplina pelos docentes e discentes.............................................11
3. Estudo de caso associado às teorias sobre a temática indisciplina.................13
1. Resultados alcançados...............................................................................13
2.Avaliação dos resultados............................................................................14
4. Considerações sobre encaminhamentos preventivos......................................17
5. Referencias bibliográfica...................................................................................19






































AINDISCIPLINA NAS ESCOLAS










Ninguém disciplina ninguém, mas por outro lado ninguém se disciplina sozinho. Os homens se disciplinam em conjunto, intermediados pela realidade do mundo.
Paulo Freire (1921 – 1997):

























INTRODUÇÃO



A indisciplina no âmbito escolar tem sido vista como uma questão problemática que dificulta a práticapedagógica. Isso porque está atrelada à desordem, à falta de respeito às normas regimentais e ainda, à falta de limites. Isso tem provocado certa angústia nos educadores e nos pais, que não sabem como sustentar sua autoridade perante a recusa de grande maioria dos alunos em aceitar as regras existentes. Impõe – se então, o desafio de manejar essa realidade sem que se torne um fator de dificuldade eaté mesmo de impedimento no processo educacional.


Diante das complexibilidades que envolvem essa questão, torna-se possível a proposição quanto à questão problema: De que modo a ausência da família contribui com a manifestação da agressividade pelo educando no ambiente escolar?


A indisciplina pode ser vista sob vários ângulos. Na maioria das vezes, ela é a forma da criançaconseguir atenção dos adultos ou de seus colegas. Uma necessidade afetiva de ser reconhecida, destacada e admirada ou, até mesmo odiada, se isso trouxer o reconhecimento desejado. Geralmente o indisciplinado consegue uma forma de ser conhecido por todos da escola. Pode ser também, uma forma de se manter, de se preservar em um ambiente que não contempla as suas necessidades. É o comportamento dedefesa. Nenhuma criança nasce indisciplinada ou agressiva, ela torna-se assim, como forma de adequar-se ao contexto em que está inserida.


Como objetivo geral deste estudo, espera-se compreender a ausência da família como objeto motivador da agressividade pelo educando no âmbito escolar.


De modo específico, objetiva-se identificar os fatores familiares que interferem nas relaçõesinterpessoais do aluno, observar a relação entre educadores-alunos no que diz respeito à intervenção disciplinar que os primeiros praticam. E por fim, refletir sobre medidas disciplinares preventivas.


Este estudo apoiar-se- á de modo qualitativo na pesquisa de fonte bibliográfica, com base em citações registradas e arquivadas em fichas de resumo que se constituirá em uma precisa...
tracking img