Indisciplina na escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1060 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
APRESENTAÇÃO
O presente trabalho decorre da atividade prática da disciplina Psicologia Escolar e compreende uma proposta de trabalho a ser implementada em uma escola, cuja principal problemática relaciona-se a indisciplina. Ele prevê o desenvolvimento de atividades junto à escola, com intuito de favorecer tanto a nossa formação na área educacional, como também a construção de um plano de açãoque possa efetivamente vir a se tornar um importante instrumento de ações remediativas e preventivas no que tange à indisciplina.

JUSTIFICATIVA
Tendo-se em vista que uma das questões mais discutidas no âmbito escolar está ligada a indisciplina, propõe-se este projeto de trabalho como estratégia de formação continuada para toda equipe escolar. Nesse sentido acredita-se que para mudar aperspectiva em relação à indisciplina é imprescindível que a escola se responsabilize cotidianamente por garantir um ambiente de cooperação, em que o valor humano, o respeito, a dignidade e a integridade marquem as relações.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Uma das questões mais discutidas no âmbito escolar está ligada à indisciplina.
O aluno-problema é tomado, em geral, como aquele que padece de certossupostos distúrbios psico/pedagógicos, ou de natureza comportamental, onde se enquadra um conjunto de ações consideradas indisciplinadas. Dessa forma, o baixo aproveitamento dos alunos e a indisciplina, representam na contemporaneidade os principais obstáculos para o trabalho docente. Ao eleger o aluno-problema como empecilho para o trabalho pedagógico, corre-se o risco de cometer um equívocoético que é o de atribuir à clientela escolar a responsabilidade pelas dificuldades e contratempos do trabalho docente.
As manifestações de indisciplina, muitas vezes, podem ser vistas como uma forma de se mostrar para o mundo, então para muitos alunos indisciplinados a rebeldia é uma forma expressão. 
Outro dado importante é que muitas escolas não oferecem espaços adequados para a prática deesportes, para brincar ou correr nos intervalos. Diante disso, o espaço escolar fica limitado somente à sala de aula, como crianças e adolescentes detêm muita energia, a falta de locais para “gastar” essa energia conduz à indisciplina. 
Outro aspecto de grande relevância é a família, problemas de diversas ordens podem acarretar na indisciplina escolar, talvez esse aluno conviva em um lardesestruturado onde os pais não se respeitam e assim reproduzem o que presencia em casa na escola. 
De qualquer modo, o indício mais evidente dessa “crise” é que boa parte da população de crianças que ingressam nas escolas não consegue concluir satisfatoriamente sua jornada escolar de oito anos mínimos e obrigatórios, processo este que se convencionou nomear como “fracasso escolar”, e quepode ser constatado no simples fato de que um considerável número de pessoas à nossa volta, egressos do contexto escolar, parece ter uma história de inadequação ou insucesso para contar.
Mais ainda, quando se investiga a qualidade do ensino ministrado entre aqueles que permaneceram na escola, o quadro é desolador. A própria imagem social da escola está comprometida e os profissionais da área sãoacometidos por uma espécie de falta de credibilidade profissional.
É importante salientar que sem a escola, não há possibilidade de o cidadão ter acesso, de fato aos seus direitos constituídos; e isso tudo tem a ver com a escola, pois quanto menor for a escolaridade da pessoa, menores são suas chances de acesso às oportunidades que o mundo atual oferece e as exigências que ele impõe.

OBJETIVOGERAL
Pretende-se, por esse projeto contribuir para o estabelecimento de relações interpessoais pautadas em valores como respeito e compreensão, bem como na ética social.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
* Promover uma mudança de olhar em relação à indisciplina;
* Estimular a equipe a refletir sobre a própria postura;
* Conhecer os princípios de um ambiente de cooperação;
* Analisar o...
tracking img