Indisciplina escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3580 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PRISCILA FONSECA VALENTE














INDISCIPLINA ESCOLAR: CAUSAS E CONFLITOS
















PARINTINS
2011
PRISCILA FONSECA VALENTE














INDISCIPLINA ESCOLAR: CAUSAS E CONFLITOS



Artigo apresentado a UNICID como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Gestão Escolar.Orientadora: Profa. Siderly do Carmo Dahle de Almeida









PARINTINS
2011
INDISCIPLINA ESCOLAR: CAUSAS E CONFLITOS

Priscila Valente[1]
Siderly do Carmo Dahle de Almeida[2]


RESUMO

Este artigo faz uma reflexão acerca da questão da indisciplina escolar, suas causas e conflitos que são gerados perante o processo deensino-aprendizagem. Onde enfatiza-se primeiramente os conceitos dos termos disciplina e indisciplina levando em consideração ás suas formas de expressão, segundo a visão de vários autores tais como Estrela (1992), Guimarães (1996), Oliveira (2005) e outros que deram suporte para destacar as principais causas desse fenômeno que cada vez mais ganha destaque tanto no âmbito educacional quanto namídia do mundo inteiro, pois casos de indisciplina escolar são muito comum nas escolas e o mais preocupante é que uma birra de aluno está se tornando em deliquência juvenil, dotada de violência de depredação do patrimônio da escola, problemática pertinente a diversos fatores que cobram melhores planejamentos e comunicação visando minimizar essa questão que aflige a todos da sociedade.Palavras-chave: Indisciplina. Conflito. Escola

1 INTRODUÇÃO

Dentre os inúmeros problemas aos quais a escola enfrenta, encontra-se a indisciplina escolar, e esse problema não vem de agora, muitos são os relatos de professores que não sabem como agir perante a conduta indisciplinada de seus alunos. Assim como também, o problema da indisciplina é independente se a escola é da rede pública ou privada, nãose restringe a uma determinada região, série, classe social etc. Esta problemática está presente em toda a rede educacional do mundo inteiro, logo, podemos dizer que esse é um problema universal.
Nesse sentido, o presente trabalho vem realizar uma abordagem acerca das diversas causas que podem desencadear essa conduta indisciplinada em sala de aula assim como também as suas conseqüências noâmbito escolar. Pois a indisciplina não atinge somente à escola, mais também à família e toda a sociedade, pois as atitudes indisciplinadas se não minimizadas e combatidas desde cedo, poderão em alguns casos se tornar mais graves e culminar em atitudes dotadas de extrema violência, denominada por deliquência juvenil.


2 CONCEITUALIZANDO A DISCIPLINA / INDISCIPLINA ESCOLAR

Ao ouvirmos o termodisciplina, logo nos vem à mente um batalhão militar sob ás ordens de um general, ou seja, extrema obediência e submissão á alguém. Essa visão está associada ao ensino tradicional, que tratava esse termo de acordo com sua origem latina, pois esta palavra possui a mesma raiz que “discípulo”.
Nesse sentido, como afirma Oliveira (2005) à indisciplina está nitidamente ligada à disciplina, enquantoesta é entendida como a manutenção da ordem e obediência às normas, a indisciplina vem ser a sua negação, a quebra da ordem.
Considerava-se a disciplina como um conjunto de meios, mais ou menos violentos, para se conseguir a ordem na Escola. Limitava-se a dominar a turbulência natural do aluno, privando-o das suas iniciativas, da manifestação natural das suas tendências e contrariando a suanecessidade de movimento (LOUREIRO).
Para Maria Teresa Estrela (1992), atualmente, quando se fala em disciplina, pensa-se num conjunto de regras com a finalidade de estabelecer a ordem, assim como as sanções associadas à violação das mesmas. Esta violação conduz à desordem, que define o conceito de indisciplina.
Conforme Nunes (2006) a disciplina pode ser concebida como uma técnica de...
tracking img