Arquitetura neoclassica resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (377 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Você certamente já viu aquelas construções antigas, grandiosas e ricas em detalhes. Saiba que todas essas características são de uma obra neoclássica, estilo arquitetônico que surgiu nos séculos 18 e19, aproximadamente nos anos de 1780 a 1830.
O estilo arquitetônico neoclássico segue o modelo dos templos greco-romanos, das construções do renascimento italiano na construção civil e emconstruções religiosas. Em outras palavras são obras que contêm frontões triangulares, colunas, pórticos, formas geométricas e materiais nobres.
Para o arquiteto Flavio Schiavon, do Baggio Schiavon Arquitetura,as principais características da arquitetura neoclássica são imponência, simetria e nobreza. “Em um projeto é preciso definir o embasamento, o corpo e principalmente o coroamento da obra”. Outracaracterística que reforça a estética neoclássica é a utilização de cores claras. Podemos encontrar exemplos dessas obras pelo mundo como: o Panteão, em Paris, e a Portão de Brandemburgo, em Berlim.
NoBrasil, a arquitetura neoclássica chegou pela Academia Imperial de Belas Artes (RJ) e no início ficou restrita a órgãos oficiais e casas de praia das famílias com alto poder aquisitivo. Em Curitiba, aUFPR e a Sociedade Garibaldi, na Praça Garibaldi, revelam a forte influência do estilo neoclássico, com arcos romanos e frontão encimando. O Paço da Liberdade, totalmente revitalizado no ano de 2009,também apresenta detalhes neoclássicos em sua construção.
Hoje, a nobreza da arquitetura neoclássica é cada vez mais encontrada em empreendimentos de alto padrão das cidades brasileiras, um trabalhoque exige muita dedicação e estudo por parte dos arquitetos.
Para valorizar o estilo neoclássico nos projetos de empreendimentos é preciso pesquisar a fundo os elementos clássicos, entender suasproporções, exercitar sua aplicação num edifício e evitar misturas ou simplificações, pois o clássico é puro e não aceita desaforos.” -  Flavio Schiavon “
Para o arquiteto, o estilo aplicado nas obras...
tracking img