Pingadeira Resenha do livro Arquitetura da cidade

1255 palavras 6 páginas
02/09/2015

Pingadeira: Resenha do livro "Arquitetura da cidade"

0

mais Próximo blog»

Criar um blog Login

Pingadeira
Arquitetura e Urbanismo

sexta­feira, 28 de setembro de 2007

Resenha do livro "Arquitetura da cidade"

Quem sou eu

Aldo Rossi ­ 1966
“Arquitetura da cidade” é uma tentativa de estudar a cidade pelo caminho da arquitetura. Ou seja, Aldo Rossi constrói conceitos para compreender a cidade. O conceito básico é o fato urbano e a teoria da cidade. Argumenta que a cidade tem que ser encarada como um artefato, que o entorno da cidade cria sua forma e analisa as funções da cidade a partir do locus.
Define a morfologia urbana como a descrição dos fatos urbanos e a “alma da cidade” como a qualidade do fato urbano. O estudo aprofunda as questões das tipologias, da s partes, do locus e da política como escolha da cidade.
Aldo Rossi descreve os fatos urbanos como condicionados a cidade. Reafirma a cidade como uma coisa humana por excelência. Estuda esse fenômeno e destrincha o sistema espacial das cidades, chegando à questão da tipologia dos edifícios. Trabalha o conceito de tipo e modelo, onde o “modelo é preciso e o tipo é mais ou menos vago” levando a conclusão sobre a permanência de tipologias, o que não quer dizer que a forma de se viver permaneça a mesma.

DA NIE L ME NDE S M. DE
SOUSA
NIT E R ÓI, R IO DE J A NE IR O,
B R A Z IL

Vem aí...
Visualizar meu perfil completo Arquivo do blog
▼ 2007 (9)
► Dezembro (1)
► Outubro (6)
▼ Setembro (1)

A critica ao funcionalismo e a arquitetura orgânica como correntes principais do modernismo mostra a raiz comum e a causa da sua fraqueza. Rossi mostra que para eles “os fatos urbanos são um mero problema de organização não apresentam continuidade, nem individualidade, monumentos e a arquitetura não tem razão de ser” e considera esses argumentos puramente ideológicos.

Relacionados

  • CLARA REYNALDO MESTRADO
    51134 palavras | 205 páginas
  • O PENSADOR - PROJETO DE RESTAURAÇÃO
    34173 palavras | 137 páginas