Indicadores de desempenho empresarial como facilitadores do processo de mudanças

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1153 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INDICADORES DE DESEMPENHO EMPRESARIAL COMO FACILITADORES DO PROCESSO DE MUDANÇAS

A avaliação do desempenho organizacional como é tratada aqui funciona como ferramenta para os sistemas de gestão.
Entende-se por sistema estruturado de mensuração de desempenho que é composto por critérios e indicadores, sendo que os primeiros devem ser definidos antes da definição dos últimos. Sendo assim, osistema de mensuração de desempenho pode estar restrito às atividades que possuem competências essenciais ao sucesso competitivo (ARAÚJO, 2001).
Quando se consegue atender as necessidades do cliente interno e que torna perceptível o diferencial nos processos.
Nesse sentido, Figueiredo (2002) afirma que:
[...] a medição de desempenho deve ser entendida não somente como um processo de coleta dedados associado a um objetivo predefinido, mas como um sistema de alerta direcionado à obtenção da melhor adequação ao uso dos produtos e serviços e completa satisfação dos clientes. (FIGUEIREDO 2002, p. 12) Ainda seguindo o mesmo raciocínio, Meyer apud Araújo (2001) argumenta que:
[...] a mensuração do desempenho deve maximizar a eficácia das equipes e, portanto, estas devem se concentrar emprocessos capazes de melhorar o fornecimento de produtos e serviços aos clientes, através de indicadores de processo que monitorem tarefas e atividades geradoras de resultados. (MEYER apud ARAÚJO 2001, p. 85)
Segundo Vale (2003) A empresa moderna deve possuir sofisticados sistemas de informação e sensores altamente apurados para identificar e perseguir novas oportunidades, mapear e contornar ameaças econseguir comparar, a todo o momento, sua posição relativa em face dos concorrentes, clientes e fornecedores.
“O empresário não pode ficar estático, alheio às mudanças. Ele deve se reciclar, se atualizar, conhecer as técnicas modernas, para se adaptar ao impacto causado pelo crescente desenvolvimento tecnológico.” (Sobrinho, Cristovan – 1.994).
“A medição é o ingrediente chave no gerenciamentodo desempenho” (Rummler, 1994, p.197).
Segundo Rummler as “verdades” abaixo permeiam o gerenciamento efetivo das organizações e do desempenho humano:
• Sem medição, o desempenho não está sendo gerenciado;
• sem medição, não se pode identificar adequadamente os problemas,
• nem estabelecer um conjunto de prioridades;
• sem medição, as pessoas não podem compreender totalmente o que se esperadelas;
• sem medição, as pessoas não têm certeza de que seu desempenho é
adequado ou não;
• sem medição, não pode haver uma base objetiva e eqüitativa para recompensar (como bônus, aumentos, promoções ) ou punições ( como ações disciplinares,rebaixamento, demissões );
• sem medição, não há gatilhos para as ações de aperfeiçoamento do desempenho, e sem medição, o gerenciamento é um conjunto deadivinhações desordenadas.
As medidas sozinhas não mostram absolutamente nada, elas precisam estar agrupadas estrategicamente em um sistema de IDEs para que os gestores das organizações possam agir da maneira eficiente e atingir os objetivos traçados.
A gestão do conhecimento tem como objetivo reduzir este problema e possibilitar à empresa uma maior capacidade de competir no mercado.
Vertentesda Gestão do Conhecimento:
• Inteligência Competitiva – fora da organização
• Inteligência na Gestão dos negócios – dentro da organização
Um sistema integrado de medição de desempenho é o Balanced Sorecard - BSC, desenvolvido por Kaplan e Norton, incluindo medidas estratégicas, operacionais e financeiras, no intuito de contemplar quatro perspectivas: do consumidor, da organização, da inovação efinanceira. Para cada perspectiva são definidos os objetivos e as medidas que irão averiguar se os resultados estão sendo alcançados.
Segundo Kaplan (1997:35), “todo sistema de gestão e IDEs, para ser completo, deve especificar de que maneira as melhorias nas operações, no atendimento aos clientes e em novos produtos e serviços se relacionam com um melhor desempenho financeiro, através de...
tracking img