Balanced scorecard

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2710 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE JUNDIAÍ






Balanced Scorecard
Organização Orientada Para a Estratégia






Erich Wendell da Silva Guete RA: 101520







Jundiaí
2010
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE JUNDIAÍ




Balanced Scorecard
Organização Orientada Para a Estratégia






Erich Wendell da Silva Guete RA: 101520Trabalho realizado como requisito para a conclusão de seminário relacionado ao título acima.
Orientador: Prof. Demerval Rogério Masotti




Jundiaí
2010
Sumário
INTRODUÇÃO 5
O que é o Balanced Scorecard(BSC) 6
O BALANCED SCORECARD E SUAS PERSPECTIVAS 6
Perspectiva Financeira 6
Perspectiva do Cliente 7Perspectiva dos Processos Internos 7
Perspectiva do Aprendizado e Crescimento 7
O BALANCED SCORECARD COMO SISTEMA GERENCIAL 8
PLANEJANDO A ESTRATÉGIA 8
Estratégia Empresarial 9
IMPLEMENTAÇÃO DO BALANCED SCORECARD 10
ETAPAS PARA IMPLANTAÇÃO DO BALANCED SCORECARD 10
Determinar a arquitetura do programa de medição 10
Definição dos objetivosestratégicos 10
Escolha dos indicadores estratégicos 10
Elaboração do plano de implementação 11
Alinhando iniciativas estratégicas 11
LIMITAÇÕES DO BALANCED SCORECARD 12
Conclusão 13
REFERÊNCIAS 14
RESUMO
O artigo tem como objetivo abordar os principais conceitos, características e vantagens de Sistemas de Informação do tipo BalancedScorecard (BSC).
PALAVRAS-CHAVE: informação, sistemas, decisão, scorecards




abstract
This paper has as objective to present the main concepts, characteristics and advantages about Balanced Scorecard (BSC) information systems.
KEYWORDS: information, systems, decision, scorecards
INTRODUÇÃO
“Uma das decisões mais importantes que uma empresa toma refere-se ao modo comotipos diferentes de sistemas de informação serão analisados e usados.”, Stair.
Nos últimos anos, os métodos de avaliação de desempenho empresarial, apoiados apenas nos indicadores contábeis e financeiros estão se tornando obsoletos, pois só mostram os resultados dos investimentos e das atividades, não contemplando os impulsionadores de rentabilidade em longo prazo. A necessidade de umsistema dinâmico de informação que atenda às exigências do mercado atual faz com que as empresas busquem, cada vez mais, ferramentas que as auxiliem em suas tomadas de decisão. Nas últimas décadas diversos modelos foram apresentados dentre estes BSC (Balanced Scorecard).




O que é o Balanced Scorecard(BSC)

Segundo Kaplan e Norton, Balanced Scorecard é uma técnica que visa aintegração e balanceamento de todos os principais indicadores de desempenho existentes em uma empresa, desde os financeiros/administrativos até os relativos aos processos internos, estabelecendo objetivos da qualidade (indicadores) para funções e níveis relevantes dentro da organização, ou seja, desdobramento dos indicadores corporativos em setores, com metas claramente definidas. Assim, esse modelotraduz a missão e a estratégia de uma empresa em objetivos e medidas tangíveis. As medidas representam o equilíbrio entre os diversos indicadores externos (voltados para acionistas e clientes), e as medidas internas dos processos críticos de negócios (como a inovação, o aprendizado e o crescimento). O BSC sinaliza em quais segmentos de mercado se deve competir e que clientes conquistar. Oferece umavisão do futuro e um caminho para chegar até ele. O Balanced Scorecard não é uma ferramenta destinada a contadores, deve ser utilizada pelos executivos que precisam tomar uma série de decisões: a respeito de suas operações, de seus processos de produção, de seus objetivos, produtos e clientes. O Balanced Scorecard é baseado em quatro perspectivas (financeira, clientes, processos internos e...
tracking img