Sistemas digitais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (903 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ÁLGEBRA DE BOOLE

OBJETIVOS:
a) Conhecer na prática os principais fundamentos da álgebra de Boole;
b) Comprovar na prática os teoremas de De Morgan.

INTRODUÇÃO TEÓRICA

A álgebra de Boolefoi desenvolvida pelo matemático George Boole (1.815-1.864) para tratar de problemas de lógica e raciocínio com afirmativas do tipo verdadeiro-falso.

Essa álgebra permaneceu como parte damatemática pura até sua aplicação prática em circuitos de chaveamento por Claude Shanon em 1.938. Atualmente a álgebra de Boole é largamente utilizada em telefonia, circuitos de chaveamento e sistemasdigitais. O conhecimento dos seus fundamentos é essencial em eletrônica digital.

OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS:
As três operações fundamentais na álgebra de Boole são: complementação (inversão),multiplicação (AND) e adição (OR), executadas em sistemas digitais por inversores, portas AND e portas OR respectivamente.

A tabela abaixo apresenta um resumo das regras de operação de inversão, AND e OR.[pic]

Essas regras simplesmente descrevem como cada uma das três funções lógicas funciona e podem portanto, serem usadas para determinar o estado de saída de um circuito lógico conforme ascondições de entradas do circuito.

Como um exemplo, a expressão lógica ou expressão booleana para o circuito digital a seguir é: X = (A.B) + C.
[pic]
O valor da saída X quando A = 0, B = 1 e C = 1 podeser determinado usando-se os fundamentos de Boole, conforme se demonstra: X = (A.B) + C = (0.1) + 1 = 1.

De modo similar, a saída X pode ser determinada para qualquer conjunto de valoresdigitais na entrada.

INDUÇÃO PERFEITA:
As três operações fundamentais também podem ser usadas para provar ou não a equivalência de dois circuitos lógicos por meio de uma técnica conhecida como provapor indução perfeita. O método envolve simplesmente a construção de uma tabela da verdade para cada circuito lógico. Depois comparamos cada tabela da verdade para verificar se as saídas dos...
tracking img