Sistemas digitais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4087 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ANÁLISE CRÍTICA E ELABORAÇÃO DE UM PROJETO DE SISTEMA DE COMUNICAÇÃO DIGITAL
Vol. 1, Nº. 1, Ano 2011




WEBQUEST
REDES DE COMPUTADORES E TELECOMUNICAÇÕES
Disciplina: Sistema de Comunicação Digital
1. DEFINIÇÃO DO SISTEMA DIGITAL DE TELEVISÃO BRASILEIRO
TV Digital: O que é?

A TV aberta (terrestre) transmitida para os televisores existentes em 90% das residências brasileiras utilizacanais analógicos com largura de banda de 6 MHz.
Na TV Digital a transmissão do áudio e do vídeo passa a ser feita através de sinais digitais que, codificados, permitem um uso mais eficiente do espectro eletromagnético, devido ao aumento da taxa de transmissão de dados na banda de freqüências disponível.
É possível desta forma transmitir:

• Som e imagem de melhor qualidade viabilizando aTelevisão de Alta Definição (HDTV). A resolução da imagem na TV analógica que é de 400 x 400 pixels poderá ser de até 1920 x 1080 pixels.
• Mais canais (até 4) na mesma faixa de freqüências utilizada por um canal analógico.

A TV digital apresenta algumas funcionalidades que permitem uma interatividade entre o telespectador e a emissora possibilitando:

• O acesso às informações adicionais comopor exemplo o menu de programação.
• A interação do usuário com a emissora, através de um canal de retorno via linha telefônica, por exemplo, possibilitando a este votar ou fazer compras.

Receptores de TV

Com a introdução da tecnologia digital na radiodifusão de TV (TV Digital Terrestre), o usuário poderá optar por uma das seguintes situações:

• Continuar a receber a TV aberta da formaatual utilizando a sua TV analógica.
• Adquirir um conversor (set top box) que permitirá receber o sinal digital e convertê-lo para um formato de vídeo e áudio disponível em seu receptor de TV
• Adquirir uma TV nova que já incorpore o conversor.

A definição ocorreu através do Decreto 5.820. Os principais pontos definidos no decreto são:

• O decreto definiu que o Sistema Brasileiro deTelevisão Digital Terrestre (SBTVD-T) adotará, como base, o padrão de sinais do ISDB-T e possibilitará transmissão digital em alta definição (HDTV) e em definição padrão (SDTV); transmissão digital simultânea para recepção fixa, móvel e portátil; e interatividade.
• Ás emissoras de TV receberão um canal de radiofrequência com largura de banda de 6 MHz para cada canal analógico que possuam.
• Atransmissão analógica continuará ocorrendo, simultaneamente à digital, por um período de 10 anos até 29/06/2016. A partir de Jul/2013 somente serão outorgados canais para a transmissão em tecnologia digital.
• Deverão ser consignados pelo menos quatro canais digitais para a exploração direta pela União Federal como canal do Poder Executivo, Canal de Educação, Canal de Cultura e Canal de Cidadania.Em Out/06 foram definidas as etapas a serem cumpridas por cada Emissora de TV analógica para implantação da TV Digital no Brasil (Port MC 652).
As transmissões de TV Digital se iniciaram na cidade de São Paulo e estão se estendendo para as demais capitais e principais cidades, até atingir todo o país.
No dia 2 de dezembro de 2011 o padrão ISDB-T de TV Digital completou 3 anos de operação noBrasil. De acordo com o Ministério das Comunicações, a nova tecnologia está presente em 425 cidades, cobrindo 89,5 milhões de pessoas.
Pudemos observar neste ano uma "corrida" por parte das emissoras que desejavam transmitir a Copa do Mundo através do sinal digital. Até outubro de 2010 o governo federal havia assinado 66 portarias de consignação e 27 atos de autorização. Entre as emissoras eretransmissoras consignadas, estão inclusas emissoras universitárias as quais veiculam programação educativa.
Para o setor industrial Brasileiro, os números se mostraram positivos. No período de Janeiro a Setembro de 2010 foram vendidas 5,652 milhões de TVs LCD, produzidas no pólo industrial de Manaus, sendo que este número é 136% maior que no mesmo período de 2009 quando 2,399 milhões foram...
tracking img