Inacabado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (341 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PRIMEIRA PARTE DO TG: Fundamentação Teórica


Autor (acadêmico)


Prof. Orientador


Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Curso (TURMA) – Estágio
dd/mm/aa1 INTRODUÇÃO:


Inicialmente o Romantismo foi somente uma atitude e uma manifestação de estado de espírito que contrapunham com os ideais iluministas que perduravam entre a metade doséculo XVIII e XIX.
A ascensão do Romantismo foi marcada por uma série de acontecimentos mundialmente históricos - as revoluções Industrial e Francesa foram o estopim para sua ocorrência -consequentemente, um público emergente surge: a burguesia.
Guiada por ideais liberais a burguesia buscava fervorosamente a construção de uma identidade voltada para o subjetivismo, valorizando assim aprocura da verdade acerca do universo, dentro do próprio indivíduo. O âmago era o objetivo a ser atingido e a limitação que a razão proporcionava a vivência humana deveria acabar. Assim sendo, as artes emgeral, tiveram seu grande reconhecimento, principalmente a literatura.
O Movimento Romântico se espalhou inicialmente pela Europa e depois pela maior parte do Ocidente, chegando ao Brasil.1822, o Brasil torna-se independente de Portugal. Este fato assumiu um caráter de valorização do país e do seu passado, o que resultou em um sentimento patriota coletivo, levando a necessidade aoconhecimento de temas atuais pouco convencionais para a época. Surgem então grandes autores de renome como José de Alencar e Manuel Antônio de Almeida que disseminaram seus ideais românticosconquistando gradativamente o gosto da sociedade, da época, pela literatura.
A troca de valores mecanicistas pela sensibilidade de uma nova visão de mundo é altamente expandida e a importância daliteratura por fruição na construção da identidade humana é, finalmente, abordada nesta época.




2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:


Discorra acerca das referências teóricas que você escolheu...
tracking img