Durkheim - inacabado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (474 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Émile Durkheim
Introdução
Émile Durkheim foi um dos maiores contribuidores para a consolidação da Sociologia como ciência empírica e para sua instauração como disciplina acadêmica, sendo o primeiroprofessor universitário dessa disciplina.
Durkheim viveu na Europa, num momento conturbado por guerras e em vias de modernização, portanto, sua produção reflete essa tensão. As referênciasnecessárias para situar seu pensamento são a Revolução Francesa e a Revolução Industrial e o manancial de autores como Saint-Simon e Comte.
A teoria sociologia de Durkheim salienta a lei do progresso, a crençade que a humanidade avança no sentido de seu gradual aperfeiçoamento. Princípio esse herdado da filosofia iluminista.
Durkheim recebe também a influencia da filosofia racionalista de Kant, dodarwinismo, do organicismo alemão e do socialismo de cátedra. Um dos alvos da crítica de Émile foi ao que chamou de ‘individualismo utilitarista’.
Émile Durkheim via na ciência social uma expressão daconsciência racional das sociedades modernas, mas não excluía o diálogo com a História, a Economia e a Psicologia.
A especificidade do objeto sociólogo
A sociologia pode ser definida como ciência dasinstituições, da sua gênese e do seu funcionamento, ou seja, de toda crença, todo comportamento instituído pela coletividade.
Para tornar-se uma ciência autônoma, essa esfera do conhecimento precisavadelimitar seu objeto próprio: os fatos sociais. O fato social é algo dotado de vida própria, externo aos membros da sociedade e que exerce sobre seus corações e mentes uma autoridade que os leva aagir, ba pensar e a sentir de determinadas maneiras.
A sociedade não é o resultado de um somatório dos indivíduos vivos que a compõem ou de uma mera justaposição de suas consciências. A sociedade,então, mais do que uma soma, é uma síntese e, por isso, não se encontra em cada um desses elementos, assim como os diferentes aspectos da vida não se acham decompostos nos átomos contidos na célula: a...
tracking img