Impactos ambientais urbano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2432 palavras )
  • Download(s) : 1
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO
O Brasil atualmente é o maior consumidor de agrotóxicos da América do Sul e um dos principais do mercado mundial, isso retrata bem a dependência química das plantações brasileiras aos agrotóxicos. Além disso,esse quadro retrata o grande risco a que são submetidos o meio ambiente e a saúde da população, nestas regiões.
Os agrotóxicos têm um papel de grande importância paraagricultura, por outro lado são responsáveis pela contaminação do solo, ar e água e por diversas interações danosas a biodiversidade e o meio ambiente.
São conhecidos como defensivo agrícola, pesticida, praguicida, veneno, são muitas as formas de se referir ao produto. A Norma Regulamentadora Rural nº 5, que acompanha a Lei nº 7.802/89, define os agrotóxicos como “substân-cias, ou mistura de substâncias,de natureza química, quando destinadas a prevenir, destruir ou repelir, direta ou indiretamente, qualquer forma de agente patogênico ou de vida animal ou vegetal que seja nociva às plantas e animais úteis, seus produtos e sub¬produtos e ao homem”.
Desde a década de 50, quando se iniciou a “revolução verde”, foram observadas profundas mudanças no processo tradicional de trabalho na agricultura,bem como em seus impactos sobre o meio ambiente e a saúde humana. Novas tecnologias, muitas delas baseadas no uso extensivo de agentes químicos, foram disponibilizadas para o controle de doenças, aumento da produtividade e proteção contra insetos e outras pragas.
Os mais usados são inseticidas (que controlam insetos), fungicidas (fungos), herbicidas (plantas invaso¬ras), desfoliantes (folhasindeseja¬das), fumigantes (bactérias do solo), raticidas (roedores), moluscocidas (moluscos), nematicidas (nematoide¬os) e acaricidas (ácaros). No país, as plantações de soja, milho, algodão e tomates estão entre as que mais recebem es¬sas substâncias. Em geral, calcula-se que cada hectare de lavoura consome quatro quilos de princípio ativo de agrotóxico por ano.
As áreas agrícolas em todo mundo estãosujeitas a diversos riscos ambientais, segundo DUMANSKI & PIERI (2000) estima-se que 40% das terras agrícolas do mundo sofrem degradação e um dos principais fatores responsáveis é o uso indiscriminado de agrotóxicos para controle de pragas e doenças nas plantações.
Esse uso indiscriminado de agrotóxicos ocorre muito por conta de pressões por altas produtividades na área agrícola, onde ostrabalhadores rurais cada vez mais deixam de obedecer a regras de segurança pessoal e não respeitam a capacidade de absorção e recuperação do ambiente. Por conta disso, vêm aumentando o número de áreas agrícolas impactadas, e o agravamento da situação de outras que já estavam. Isso, ao longo dos anos, vêm diminuindo a produtividade do solo e influenciando na economia, na saúde do meio ambiente e daspopulações.

2 DESENVOLVIMENTO
São José de Ubá é o município mais recente da Região Noroeste Fluminense. A origem do município está ligada ao município de Cambuci, ao qual pertencia quando foi emancipado em 1995, principalmente em decorrência da dinâmica gerada pela horticultura do tomate.
Conforme reportagem publicada na revista Unicidades – edição especial Cidades ‘São José de Ubá’ – junho 2010- dos 4.640 habitantes na zona rural do município, 2.350 são envolvidos na tomaticultura. A produção de 50 mil toneladas de tomate por anos faz com que o município seja o segundo maior produtor do estado do Rio de Janeiro.
A safra acontece de maio a outubro e movimenta na economia local cerca de 3 milhões e 600 mil reais. Apesar do cultivo de pepino e pimentão, o tomate representa 90% da produçãoolerícola de São José de Ubá, chegando a gerar três mil empregos diretos e muitos indiretos.
2.1 MANEJO DE AGROTÓXICO NA LAVOURA
Sabe-se, que os sistemas de produção de hortaliças envolvem, de modo geral, aplicação intensa de agrotóxicos. A falta de rigidez no controle da comercialização e do emprego desses produtos, e, também, do despreparo dos agricultores sobre sua utilização têm causado...
tracking img