Impactos ambientais em ambiente urbano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4820 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELA EXPANSÃO URBANA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Muito já foi feito para reeducar a sociedade na perspectiva da temática educação ambiental. Mas, sabemos, que um fator para esta falta de conscientização é o crescimento urbano populacional de forma desenfreada sem políticas públicas de conservação e prevenção do meio ambiente, conseqüentemente do soloregional. A sociedade vive uma crise ambiental jamais vista pelo fato que esta mesma sociedade propõe medidas paliativas de inibição ao crime contra o ecossistema. Mas a mesma sociedade precursora desta destruição ambiental, em busca de um prazer instantâneo. Buscamos refletir questões ambientais dentro do paradigma da educação brasileira Uma vez que a responsabilidade de preservar o ecossistema doplaneta é responsabilidade do sujeito, seja ele educador ou educando, pois ao contrário estamos fadados a destruição.
Palavra Chave: Impactos Ambientais, Educação Ambiental, Mudanças Climáticas
ABSTRACT
Much has been done to educate the society from the perspective of environmental education theme. But we know that one factor for this lack of awareness is the growing urban population withoutrampant conservation policies and prevention of the environment, therefore the regional soil. Society lives an environmental crisis ever seen by the fact that this society proposes mitigation measures inhibition of the crime against the ecosystem. But the same society precursor of environmental destruction in search of an instant gratification. We seek to reflect environmental issues within theparadigm of education in Brazil Since the responsibility for preserving the ecosystem of the planet is the responsibility of the subject, be it teacher or student, because unlike we are doomed to destruction.
Key words: Environmental Impacts, Environmental Education, Climate Change
1. INTRODUÇÃO:
O artigo 225 da Constituição Federal Brasileira de 1988, da Lei da Política Nacional do Meio Ambiente (LeiFederal 6.938/81) diz:
“todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para às presentes e futuras gerações.”
REFLITAMOS A CARTA: Do Cacique Seattle, da tribo Suquamish, do Estado de Washington, enviou esta carta ao presidente dosEstados Unidos (Francis Pierce) no ano 1855, depois de o Governo haver dado a entender que pretendia comprar o território ocupado por aqueles índios. Faz mais de um século e meio. Mas o desabafo do cacique tem uma incrível atualidade. A carta:
“O grande chefe de Washington mandou dizer que quer comprar a nossa terra. O grande chefe assegurou-nos também da sua amizade e benevolência. Isto é gentil desua parte, pois sabemos que ele não necessita da nossa amizade. Nós vamos pensar na sua oferta, pois sabemos que se não o fizermos, o homem branco virá com armas e tomará a nossa terra. O grande chefe de Washington pode acreditar no que o chefe Seattle diz com a mesma certeza com que nossos irmãos brancos podem confiar na mudança das estações do ano. Minha palavra é como as estrelas, elas nãoempalidecem. Como pode-se comprar ou vender o céu, o calor da terra? Tal idéia é estranha. Nós não somos donos da pureza do ar ou do brilho da água. Como pode então comprá-los de nós? Decidimos apenas sobre as coisas do nosso tempo. Toda esta terra é sagrada para o meu povo. Cada folha reluzente, todas as praias de areia, cada véu de neblina nas florestas escuras, cada clareira e todos os insetos azumbir são sagrados nas tradições e na crença do meu povo. Sabemos que o homem branco não compreende o nosso modo de viver. Para ele um torrão de terra é igual ao outro. Porque ele é um estranho, que vem de noite e rouba da terra tudo quanto necessita. A terra não é sua irmã, nem sua amiga, e depois de exaurí-la ele vai embora. Deixa para trás o túmulo de seu pai sem remorsos. Rouba a terra de seus...
tracking img