Impactos ambientais em sistemas urbanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2456 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Impactos ambientais em sistemas urbanos

- Poluição do ar
Com o aumento populacional da cidade de imperatriz, veio junto a aumento de carros e fabricas, elevando o nível de monóxido de carbono e dióxido de carbono lançado na atmosfera, aumentando o nível da temperatura e causado danos à saúde da população. Os carros estão entre maiores poluidores, principalmente os que são movidos a óleodiesel e gasolina, pois soltam um maior numero de gás carbônico na atmosfera. Os carros mais antigos e poucos conservados, são um dos principais responsáveis, pelo fato de os canos de descarga e filtros estarem estragados e velhos, não fazendo a devida filtração dos gazes poluentes soltados por eles.
As fabricas não devem ficar de fora, pois elas são campeãs no quesito poluições, são elas asprincipais responsáveis por uma das preocupações da humanidade, o efeito estufa, que vem preocupando, pois o aumento da temperatura, esta mudando totalmente o comportamento da natureza. Podemos ver isso nos jornais todos os dias. Na cidade de imperatriz, existem varias fabricas, mais as que mais incomodam a população são as fabricas de cerâmicas situadas nas proximidades da Beira Rio, pois se localizapraticamente no centro da cidade. Os moradores próximos dessas fabricas, informaram que as mesmas não tem filtros, e a mais de vinte anos, soltam um elevado nível de gazes na atmosfera, levando a população circunvizinha a problemas respiratório ou mesmo de pele.
O governo está desenvolvendo uma forma de amenizar a poluição do ar, provocadas pelos carros, prova disso é a criação do bio-diesel, quesegundo os especialistas tem taxas poluentes muito inferiores a do diesel ou gasolina. A população da cidade de imperatriz, Brasil é mundo, deve tomar consciência dos perigos causados pela poluição do ar.
- Inversão Térmica
É uma camada atmosférica de espessura de uma centena de metros que ocorre no topo da camada limite planetária (CLP), a uma altitude da ordem de 1 km sobre áreas continentais, eonde o gradiente térmico (gradiente vertical da temperatura do ar) decresce com a altura, numa razão inferior a 10 graus por km (gradiente adiabático).
- Princípios da inversão térmica
O fenômeno da inversão térmica[1], capaz de confinar grandes quantidades de poluentes numa estreita camada da atmosfera, é um fenômeno onde a convecção natural é dificultada pela inversão do gradiente detemperatura em função da altitude necessário para a livre dispersão dos solutos do ar que formam a poluição, confinando-os a uma estreita camada fluida, rica em poluentes. Na inversão térmica, o gradiente da temperatura do ar segue um perfil aproximadamente adiabático, tipicamente de -1°C/100m, até determinada altitude onde há um aumento da temperatura em função da altitude. Essa inversão no gradiente detemperatura inviabiliza a formação da convecção natural entre essas camadas de ar. A partir de uma altitude um pouco maior, a gradiente de temperatura do ar volta a seguir a aproximação adiabática da atmosfera que se estende até altitudes de 10 km. As inversões térmicas podem ocorrer em várias altitudes da atmosfera[2], contudo as mais preocupantes são as inversões em baixa altitude (100 a 300metros) por sua capacidade de dificultar a dispersão dos poluentes gerados nos centros urbanos.
- Ilha de calor
Ilha de calor (ou ICU, ilha de calor urbana) é a designação dada à distribuição espacial e temporal do campo de temperatura sobre a cidade que apresenta um máximo, definindo uma distribuição de isotermas que faz lembrar as curvas de nível da topografia de uma ilha, dai a origem donome ilha de calor. Há um contraste térmico entre a área mais urbanizada e menos urbanizada ou periférica, que inclusive pode ser área agrícola. Alterações da umidade do ar, da precipitação e do vento também estão associadas à presença de ilha de calor urbana. Em geral, nas cidades de latitudes médias e altas (onde o clima é mais frio) forma-se durante a noite, em associação com o estabelecimento de...
tracking img