Impactos ambientais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1687 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

Diante ao alarmante crescimento populacional urbano, é visível a preocupação ambiental, no tangente, ao impactos ambientais causados pelo crescimento desordenados no meio urbano, principalmente em decorrência do êxedo rural e desertificação, desmatamento, queimadas e outros fatores.
O meio ambiente tem grande importância na vida dos seres humanos. Onde dele extraímos os recursospara a nossa sobrevivência, como a água, comida e outros, sem falar de sua influência na economia, política, etc. Devido ao uso abusivo que estamos fazendo dele, várias conseqüências estão aparecendo como desertificação, causada pelo desmatamento, queimadas, extinção de espécies da fauna e da flora.
Apesar da gradativa evolução de uma consciência ecológica por parte da sociedade, ainda hoje severifica crimes contra o nosso patrimônio natural, em grande parte praticados por absoluta falta de conhecimento ou de uma melhor conscientização. Quando se planeja a crição de quaisquer empreendimento, deve-se levar em consideração principal as consequências, perdas e ganhos que isto trará ao meio Ambiente. E assim termos um empreendimento ecologicamente correto e se possível sustentável, menospoluidor e etc.
















2. EDUCAÇÃO AMBIENTAL: RISCOS E IMPACTOS AMBIENTAIS NA ÁREA DE EXPANSÃO URBANO.

Segundo resolução do CONAMA (conselho nacional de meio ambiente), em 01 de 23 de janeiro de 1986, no art. 1º, considera-se impacto ambiental:
“Qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matériaou energia das atividades humanas que direta ou indiretamente afetam: I- a saúde, a segurança e o bem estar da população; II- as atividades sociais e econômicas; III- a biota; IV- as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente; V- a qualidade dos recursos ambientais”

Em consonância com o CONAMA, a empresa Fibria Celulose S.A(2008) em sua política de gestão ambiental, define impactoambiental como o processo de mudanças sociais e ecológicas causado por perturbações (uma nova ocupação e/ou construções de um objeto novo: uma usina, uma estrada ou uma indústria) no ambiente. Impacto ambiental diz respeito ainda, à evolução conjunta das condições sociais e ecológicas estimuladas pelos impulsos das relações entre forças externas e internas à unidade espacial e ecológica, histórica ousocialmente determinada.
Existem impactos ambientais espalhados por diferentes espaços, mas existe um local onde sua proliferação ocorre de forma mais acentuada e mais perceptível, que é nos sistemas urbanos. Dentro desses sistemas, os espaços ocupados pelas atividades produtivas e pelos indivíduos vão ser distintos, variando conforme alguns fatores. O principal fator que determinará aespacialidade e o lugar onde o indivíduo irá ocupar é a sociedade de classes. A partir daí, concluímos que os impactos ambientais não vão ser uniformes, vão variar conforme a classe social concentrada no espaço físico impactado. Assim, concluímos que nos espaços de população menos favorecida a intensidade dos impactos ambientais vão ser maior.
Podemos observar que os problemas impactantes ambientaisurbanos não atingem igualmente todo o espaço urbano . Atingem muito mais os espaços físicos de ocupação das classes sociais menos favorecidas do que as das classes mais elevadas . A distribuição espacial está associada a desvalorização do espaço, quer pela proximidade dos leitos de inundação dos rios, das indústrias, de usinas termonucleares, quer pela insalubridade e outros segmentos. É de sumaimportância que se faça vários estudos para implementações de empreendimentos, O EPIA – Estudo Prévio do Impacto Ambiental , o EIA – Estudo de Impacto Ambiental e ou o RIMA - Relatório de Impacto Ambiental, além de projetos do empreendimento, previsões pertinentes, etc., são exigidos estes estudos antes de quaisquer criação de empreendimentos que direto ou indiretamente afetará ou transformará...
tracking img