Impactos ambientais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4212 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

A finalidade de se estudar os impactos ambientais é o de avaliar as consequências de algumas ações, para que possa ocorrer a prevenção da qualidade de determinado ambiente que poderá sofrer alterações na execução de certas construções, cuidando para que o ambiente não seja deteriorado.
Partindo de uma definição simples impacto ambiental é a alteração no meio ou em algum deseus componentes por determinada ação ou atividade. Essas alterações precisam ser quantificadas, pois apresentam variações relativas, podendo ser positivas ou negativas, grandes ou pequenas.
O gerenciamento ambiental surgiu no começo dos anos 90, um grupo especial foi criado para criar normas de gestão ambiental, com o objetivo de serem reconhecidas e respeitadas internacionalmente,ISO/TC-207 foi o comitê responsável por elaborar as normas, chamadas de série ISSO 14.000.
Construção sustentável significa que os princípios do desenvolvimento sustentável são aplicados ao ciclo de vida dos empreendimentos que fazem parte do ambiente construído, desde a extração e uso da matéria prima, passando pelo planejamento, projeto e construção das edificações e obras de infra-estrutura, atéa sua demolição e gerenciamento dos entulhos.
Dentro do ciclo de vida de uma edificação, a etapa de construção responde por uma parcela significativa dos impactos causados pela construção civil no ambiente.
Os empreendimentos da construção civil são atualmente um dos maiores causadores de impactos ao meio ambiente. As atividades relacionadas à construção, operação e demolição deedifícios promovem a degradação ambiental através do consumo excessivo de recursos naturais e da geração de resíduos. Para a construção de edifícios tal fato ocorre principalmente pelo grande volume e diversidade de materiais nela empregados. A necessidade de minimização dos impactos ambientais gerados pelas edificações e a difusão dos conceitos de desenvolvimento sustentável levaram o setor abuscar construções com melhor desempenho ambiental.
Por exigência da sociedade, as empresas foram obrigadas a perceber que, da mesma forma que trabalham com a gestão da qualidade para melhorar seus processos e obter melhores resultados com os clientes, devem usar a mesma lógica para melhorar sua relação com o meio ambiente.
As necessidades da gestão de processos, de melhorar os projetos,corrigir falhas decorrentes nas obras, melhorar o atendimento aos clientes e conquistar uma fatia maior do mercado são pontos unânimes hoje no setor da construção. Por outro lado, o crescimento desse mercado - que depende muitas vezes de recursos da natureza, como água potável, energia elétrica, matéria-prima, espaço para entulho, combustível. - e sua relação com o meio ambiente tem acarretadograndes prejuízos à sociedade, como poluição do ar e redução de áreas verdes.
















Impactos ambientais e gestão ambiental


As implicações da realização de uma determinada construção, independentemente do fim para qual esta é destinada, e de sua localização geográfica, normalmente resultam em impactos ambientais. Estes dependem de uma série de fatores, dentre osquais estão as disponibilidades de recursos naturais e adequadas utilizações dos mesmos. Para conhecer o desempenho ambiental dos edifícios é necessário analisar a interação entre as atividades desenvolvidas durante todo o seu ciclo de vida, identificando os possíveis impactos ambientais associados.
As atividades da construção civil, por serem atividades que transformam o meio ambiente,estão submetidas ao licenciamento ambiental na área de influência do projeto. Este procedimento visa: análise dos impactos, definições das medidas corretivas e a elaboração de um acompanhamento e monitoramento dos impactos
O licenciamento ambiental é definido como um instrumento administrativo importante, onde o órgão ambiental licencia a localização, instalação, ampliação e a operação de...
tracking img