Impactos Ambientais urbano-industrial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1983 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Impactos Ambientais Na Expansão Urbano-Industrial

VISÃO GERAL DE IMPACTOS AMBIENTAIS
Resultantes da ação antrópica, tem o homem e a natureza como partes de um mesmo conjunto, os quais não podem ser dissociados, o homem vai atuar, modificando-a e transformando-a, moldando-a às suas necessidades. É dessa maneira que o homem a percebe, e é essa percepção que vai nortear a ação a ser tomada,através da participação da sociedade num trabalho de conscientização para que aprenda a resolver os seus problemas, enfrentando suas dificuldades, se auto gerindo, ou através da espera da comunidade paternalista, ação do poder público.
         Ari (1993) aborda que Impacto Ambiental é a estimativa ou julgamento do significado e do valor do efeito ambiental para os receptores natural,sócio-econômico e humano e Efeito Ambiental como a alteração mensurável da produtividade dos sistemas naturais e da qualidade ambiental, resultante de uma atividade econômica.
         Pela Resolução do Conselho nacional Meio ambiente CONAMA Nº 001/1986, Impacto Ambiental é qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causado por qualquer forma de matéria ou energiaresultante de atividades humanas que, direta ou indiretamente afetam:
            I - a saúde, a segurança e o bem-estar da população;
            II - as atividades sociais e econômicas;
            III - a biota;
            IV - as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente;
            V - a qualidade dos recursos ambientais.

CENÁRIO DA EXPANSÃO URBANA-INDUSTRIAL
No mundo em vias dedesenvolvimento econômico, as cidades tendem a crescer mais rápido do que o dimensionamento da infra-estrutura o permitiria. Esta expansão urbana que cada vez aumenta mais e vem num ritmo quase que descontrolado poderá trazer sérios problemas, que até mesmo os governantes poderão não dar conta de solucionar, como por exemplo: os grandes congestionamentos de veículos, as elevadas concentraçõesindustriais, a degradação ambiental, a inflação dos mercados imobiliários, o deficiente planejamento habitacional e dificuldades na manutenção e prestação de serviços básicos como: abastecimento de água, adequação de redes de esgoto, distribuição energética, segurança e prevenção de desastres naturais e antrópicos. Os municípios medianos e os mais desenvolvidos tem acumulado milhares de pessoas, comabsurda quantidade de carros e outros milhares de apetrechos, dividindo o mesmo espaço. Deste modo, se espremem, se apertam produzindo poluição química, sonora e visual, além das indústrias que contaminam o ar, a terra e a água. Assim, o modo de viver da sociedade contemporânea é marcado e vem sendo transformado pela deterioração da qualidade de vida devido ao processo veloz de degradação ambientale grande concentração populacional impulsionada pelo desenvolvimento econômico não planejado e não sustentável.
         As cidades têm sido caracterizadas por um intenso e extenso controle do homem sobre o meio ambiente. Em nome do pleno desenvolvimento socioeconômico, constata-se que o homem não considera a dinâmica natural do funcionamento dos sistemas terrestres dentro de um equilíbrio.Desta maneira, os diferentes problemas ambientais, gerados por esta relação desequilibrada entre o homem e o ambiente, vem se agravando e deixando um futuro duvidoso para as próximas gerações.
EXPANSÃO URBANA E IMPACTOS AMBIENTAIS

O processo de urbanização acelerado é reflexo do capitalismo, dos meios de produção e do desenvolvimento no espaço urbano. Esse processo, que intensificou o ritmo noséculo XX, tem promovido contradições sociais, transformações do meio físico, causando grandes impactos.
          Ao mesmo tempo em que a urbanização promove ambientes positivos como moradia, saúde e lazer, ao passo que geram efeitos que podem desequilibrar o ecossistema. Muitos impactos encontram-se associados à urbanização de forma indireta, imprevisível e não planejada, de forma positiva ou...
tracking img