THE ABYSSINIAS - Know Jah Dub

929 palavras 4 páginas
1- A dinâmica cultural: os elementos dinâmicos da cultura. As culturas não são realidades estáticas. Elas estão sempre em movimento. Modificam-se e evoluem ao longo do tempo. Essa mudança das culturas é designada de dinâmica cultural. A dinâmica cultural não é um processo homogéneo em todas as sociedades. Em algumas, ela ocorre de forma lenta e parcial e noutras acontece de maneira acelerada e profunda.
2- Os seres humanos estão hoje aptos a promover intervenções na variação de aspectos em diferentes níveis. É possível alterar condições genéticas dos organismos, modelar novos comportamentos, e elaborar novas práticas culturais, todavia, qualquer uma dessas alterações depende de ser selecionada para se manter presente e ser perpetuada seja na espécie, na vida de um indivíduo ou de um grupo. Em outras palavras, o que comemos, por exemplo, nãos e resume a um ato biológico, mas também cultural, que é também um determinante de nosso comportamento.
3- Tipos de Dominação em Weber:
a) Dominação Carismática: É aquela devida ao apreço puramente dito, à admiração pessoal ao dominador e a seu carisma, ou seja, suas qualidades, seus poderes. Os tipos mais puros são com o dominador na posição de profeta, herói guerreiro ou demagogo;
b) Dominação Tradicional: é o poder da tradição, da ordem social em sua mais pura forma, das instituições que perduram no tempo, sendo a sua forma mais pura o patriarcalismo, nessa dominação quem manda é o Senhor, e quem obedece é o súdito;
c) Dominação Racional-legal: Enfim o ultimo e mais moderno tipo de dominação, a legal ou legal-racional, está sendo a forma mais sofisticada, para qual as outras convergem; ela tem sua legitimidade fundada em um estatuto; a forma mais pura é a burocracia; o grupo dominante constitui uma empresa, e é dividido em outras empresas, cada uma com sua competência, limites e funções próprias; é então um sistema, uma unidade de fim, heterônoma e heterotocéfala.
4- Etnocentrismo: O etnocentrismo denota a maneira pela

Relacionados