Impacto ambiental urbano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1379 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
IMPACTOS AMBIENTAIS URBANOS II


Poluição do solo: O lixo sólido
Nos dicionários, o vocábulo lixo é descrito como sinônimo de sujeira, imundície, coisas inúteis, velhas, sem valor - portanto tudo o que não presta e se joga fora. Em linguagem técnica, lixo é todo resíduo sólido descartado pela atividade humana. Como veremos a seguir, a maior parte do lixo tem serventia. Em geral, trata-sede materiais que podem ser reaproveitados. Em outras palavras, o lixo tem valor. Se for feita a separação de seus componentes, o que é facilitado pela coleta seletiva, boa parte do lixo tem pronto reaproveitamento, e mesmo a parte orgânica, principal responsável pela conotação de "sujeira" da palavra lixo, pode ser reutilizada como adubo.
Durante muito tempo na história da humanidade, aprodução de lixo foi muito pequena. A partir da primeira Revolução Industrial, com o início dos processos de industrialização e urbanização, entretanto, aumentou geometricamente. Hoje em dia, nas modernas sociedades tecnológicas, na era do consumismo, dos modismos passageiros, da rápida obsolescência tecnológica e dos produtos descartáveis, a produção de lixo sólido atingiu a cifra de milhões de toneladasdiárias. Apenas a cidade de São Paulo, com seus 10 milhões de habitantes, que constituem 5,6% da população brasileira, em 2003 produzia 16 mil toneladas de lixo sólido por dia, o que correspondia a 7% das 230 mil toneladas diárias de lixo produzidas no país. Imagine quanto lixo produzem os países desenvolvidos! E o mundo todo? O que fazer com tanto lixo?


Problemas causados pelo lixoTradicionalmente, nos lugares em que há serviço de coleta, o lixo é depositado em terrenos usados exclusivamente para esse fim, os chamados lixões (depósitos a céu aberto), ou então enterrado e compactado em aterros sanitários. É comum também o lixo ser depositado em terrenos baldios. Essa prática é muito freqüente nas grandes cidades do mundo subdesenvolvido, nos bairros onde o serviço de coleta nãoé suficiente ou onde a população tem pouco acesso à informação e pouca consciência ambiental. O acúmulo de lixo no solo traz uma série de problemas. Vejamos os principais:
( Proliferação de insetos (baratas, moscas) e ratos, que podem transmitir várias doenças, como peste bubônica e dengue;
( Decomposição bacteriana da matéria orgânica (a fração biodegradável do lixo, predominante nos paísessubdesenvolvidos), que, além de gerar um mau cheiro típico, produz um líquido escuro e ácido denominado chorume, que, nos grandes lixões, infiltra-se no subsolo contaminando o lençol freático;
( Contaminação, com produtos tóxicos, do solo e das pessoas que manipulam o lixo;
( Acúmulo de materiais não biodegradáveis.
Acrescente-se, ainda, os danos de ordem estética causados à paisagem.Mais grave, porém, é o fato de que os lixões tornaram-se palco de cenas degradantes para a condição humana: todos os dias, milhares de pessoas, os catadores de lixo, para ali afluem, em várias cidades do mundo subdesenvolvido, em busca de restos de alimentos e de objetos com algum uso para seu miserável dia-a-dia.


Possíveis soluções para o lixo
As soluções para o problema do lixo urbano sãovárias, dependendo da fonte produtora. No caso do lixo hospitalar, por exemplo, não há outra saída senão a incineração, dada a alta periculosidade dos materiais que o compõem, por causa do risco de contaminação. No entanto, os resíduos hospitalares, em muitos lugares, ainda são lançados no meio do lixo comum.
Já no caso do lixo domiciliar há várias possibilidades, dependendo do grau dedesenvolvimento econômico de cada país. Para o lixo orgânico (composto principalmente de restos de alimentos), predominante nos países subdesenvolvidos, onde o consumo de produtos industrializados é baixo, o ideal seria seu retorno ao solo, para servir como adubo orgânico. Em muitos países, foram construídas usinas de compostagem para o processamento do lixo orgânico destinado à produção de...
tracking img