Idosos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (438 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Objetivos do programa de exercícios dirigidos a idosos
Existe um consenso, que os objetivos de um programa de exercícios devem estar diretamente relacionados com as modificações mais importantese que são decorrentes do processo de envelhecimento. Desse modo, um programa de exercícios para idoso deve estar direcionado: a) ao melhoramento da flexibilidade, força, coordenação e velocidade: b)elevação dos níveis de resistência, com vistas a redução das restrições no rendimento pessoal para realização de atividades cotidianas; c) manutenção da gordura corporal em proporções aceitáveis.Esses aspectos irão influenciar na melhoria da qualidade de vida (MATSUDO & MATSUDO, 1992; APELL & MOTA, 1991; MARQUES, 1996) e poderá atenuar os efeitos da diminuição do nível de aptidão física narealização de atividades diárias e na manutenção de um maior grau de independência (MARQUES, 1996).
O programa de exercícios para idosos deve proporcionar benefícios em relação às capacidades motorasque apóiam a realização das atividades da vida diária, melhorando a capacidade de trabalho e lazer e alterando a taxa de declínio do estado funcional (MARQUES, 1996; FARO JR., LOURENÇO & BARROS NETO,1996c; ACSM, 1994).
Afirmam (MATSUDO & MATSUDO apud SILVA & BARROS, 1998; PIRES et al., 2002; BARBOSA, 2001; BONACHELA, 1994; KRASEVEC & GRIMES), que os objetivos de um programam de atividadefísica, como hidroginástica, para a terceira idade, deve obter exercícios diretamente relacionados com as modificações mais importantes e que são decorrentes do processo de envelhecimento. Tais como:
a.Promover atividades recreativas (para a produção de endorfina e andrógeno responsável pela sensação de bem-estar e recuperação da auto-estima);
b. Atividades de sociabilização (em grupo, com caráterlúdico);
c. Atividades moderadas e progressivas (preparando gradativamente o organismo para suportar estímulos cada vez mais fortes);
d. Atividade de força, com carga (principalmente para os...
tracking img