Idoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1074 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Apresentação
Lar dos Idosos é uma entidade beneficente que possui prédio próprio e está instalada no centro da cidade. Miracatu/SP tem cerca de 25.000 (vinte e cinco mil) habitantes e hoje a Entidade acolhe 16 (dezesseis) idosos. Os idosos são encaminhados pelo Serviço de Assistência Social do Município e do Poder Judiciário, após a devida triagem, atendido os requisitos necessários para odevido acolhimento, em observância ao disposto no Estatuto do Idoso e incapacidade de boa manutenção da vivência do indivíduo.A Entidade mantém-se com a contribuição mensal de sócios, com porcentagem dos benefícios e auxílios, recebidos pelos acolhidos, e parcerias privadas e públicas, como as oferecidas pela empresa O Fazendeiro e a Prefeitura Municipal da cidade. Possui 10 (dez) funcionários emseu quadro, devidamente registrados, os quais trabalham em escala de turnos. O Lar dos Idosos foi construído por uma sociedade civil, de caráter assistencial ao idoso, sem fins lucrativos e com duração indeterminada. Tem como objetivo:
* Prestar assistência á pessoa idosa e serviços gratuitos, permanente, sem distinção de raça, cor, credo, condição, social e política, inválidos, de ambos ossexos.
Para tanto:
* Promove ações e presta serviços voltados para as necessidades do idoso desamparado, a integração á sociedade, assegurando-lhe os direitos fundamentais e de cidadania.
* Contribui para o estabelecimento de políticas públicas e programas intersetoriais nos níveis federal, estadual e municipal, visando a universalidade e quantidade de respeito ao idoso, na perspectiva deconcretizar vida social e cultural necessárias a uma velhice digna.
* Aplica a renda, subvenções e doações na manutenção e objetivos institucionais.
* Não remunera, nem concede vantagens ou benefícios por qualquer forma ou títulos a seus direitos, conselheiros e benefícios ou equivalentes.
* Sem fins lucrativos, nçao distribui resultados, dividendos, bonificações ou parcela do seupatrimônio, sob nenhuma forma ou pretexto.

2. Justificativa.
Vivemos em uma sociedade onde os direitos sociais são identificados como favor, como tutela, como um benefício e não prerrogativa para o estabelecimento de uma vida social digna e de qualidade. Mesmo estabelecidos em lei, a direção dada pelos responsáveis pela garantia dos direitos nem sempre é direcionada para sua efetivação. A populaçãoidosa vem crescendo consideravelmente, e na medida em que esse número aumenta, junto com ele aumenta também o número de idosos que são abandonados nos lares. Os idosos são sensíveis e muito carentes de carinho e atenção, ao serem deixados pelos familiares que muitas vezes são os próprios filhos, sentem-se excluídos e no pensar deles acham que já não servem para mais nada. A inclusão social dosidosos, com projetos dentro do Lar de Miracatu vai ser importante porque a instituição não comporta atividades de recreação para que eles possam se entreter, sendo assim levar atividades para dentro do lar seria sim uma forma de ao menos começar a incluí-los na sociedade. Essas atividades servirão para que os idosos se sintam úteis e possam expressar seus sentimentos, e ao mesmo tempo fazer com elesdesenvolvam outras atividades cotidianas que alguns deles têm dificuldades. Esse projeto é voltado especificamente para os idosos acolhidos no Lar de Miracatu, porém envolve os funcionários e coordenação. Ele nos trás uma grande experiência que pode ser levada para a vida cotidiana e para futuros momentos do exercício profissional, para a instituição vai trazer uma nova visão e uma nova forma deenfrentar algumas dificuldades encontradas ao tratar dos idosos, e pode também mobilizar a população e os familiares dos idosos, a aumentar o contato físico.

3. Objetivos

3.1 Geral
Com a realização de palestras contribuir para o conhecimento, desenvolvimento e interesse dos idosos, já que os mesmo tem dificuldades em aceitar as atividades simples do dia a dia como beber água, se alimentar,...
tracking img