Identidade visual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1728 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
3.1.3 - analise dos concorrentes


De acordo com o dicionário, concorrentes é:


"Que ou quem converge para um mesmo ponto, um mesmo fim.
Candidato, indivíduo que, com outros, pleiteia o mesmo lugar, cargo, posto; competidor."


Partindo desse ponto são todos aqueles que, atuando de forma jurídica ou não, buscam atingir o mesmo publico que você, oferecendo os mesmoserviços ou produtos.




3.1.4 - Linha de criação e Objetivos


Em um sistema de projeto deve-se determinar a linha a ser seguido baseado no briefing estudo do problema encontrado, dos concorrentes e do público alvo.
Seus objetivos devem ser determinados nesse ponto, pois não pode se definir uma linha de criação e um conceito se não forem determinados os objetivos que o trabalhoquer atingir.






3.2.1 – Geração de alternativas


Tem como finalidade determinar os conceitos gerais que devem ser trabalhados.
Define-se também os elementos concretos aos quais a marca deve ou pode estar associada. Esses elementos podem não ser usados na solução preliminar mais devem ser considerados nesse momento.
Deve-se consultar o cliente para validação doconceito e dos elementos a serem trabalhados.






3.2.2 – Seleção das Alternativas


Em um determinado momento da criação, as alternativas vão sendo geradas e naturalmente vão se definindo o partido a ser adotado.
Nesse momento deve-se dividir todos os esboços traçados em grupos. Esses grupos de acordo com Peón são os: das propostas satisfatórias, insatisfatórias e as quenão se adéquam a nenhum dos grupos anteriores.
Essa divisão deve ocorrer de forma sistemática e deve acontecer a partir de razões claras e objetivas.
Após a divisão das propostas deve-se analisar cada grupo de forma individual a fim de eliminar todas as alternativas a fim de afunilar as opções.
Porém esse descarte deve ser feito de forma cuidadosa e sempre tendo como respostaclara o motivo de estar sendo descartada.
Analisando todas as alternativas remanescentes, essas deve ser analisadas novamente a fim de perceber se nenhuma delas tem os mesmos problemas das outras que foram descartadas.
Por fim as que restarem devem ser mais uma vez agrupadas de acordo com o conceito ou recursos gráficos que as unem.




3.2.3 – Matriz de avaliação


Adefinição da solução a ser adotada muitas vezes parte de parâmetros subjetivos, que dificultam as escolhas.
Essa matriz nada mais é que uma listagem de critérios concretos para avaliação das alternativas. Esses critérios são baseados de acordo com o briefing, juntamente com os requisitos e restrições.
Determina-se então pesos a esses critérios de acordo com o que foi considerado maisimportante para o projeto.






3.2.4 – Consulta ao Cliente


Sempre é importante consultar o cliente na fase de concepção de um projeto, pois é nessa fase que devem ocorrer possíveis mudanças no projeto, sejam elas no conceito ou na solução do problema.
Deve-se levar as soluções que são realmente importantes para o projeto e em um número limitado, pois o excesso de opçõesfaz com que o cliente se sinta perdido e inseguro.
Todas as soluções levadas até o cliente devem ter argumentos de defesas claras e objetivas.
Deve-se antes de se reunir com o cliente, fazer uma defesa prévia das alternativas, que serão todas baseadas de acordo com o briefing.
Pode-se também escolher a alternativa que se determinou como prioritária e apresentá-la, sempreusando argumentos baseados no briefing e na lista de requisitos e restrições.
Não havendo aprovação procure saber o que está errado. Se é o briefing ou sua interpretação dele? Ou existe algum outro problema?
Leve sempre em consideração as observações dos clientes, pois elas podem contribuir para o projeto.












3.3.1 - Manual Identidade Visual

Manual de...
tracking img