Identidade visual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1748 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1.1- Identidade Visual

Há muito tempo, os símbolos já são utilizados para a identificação. Existem registros que remontam ao ano de 900 a.C.. Nesta época, no Japão, elementos já eram utilizados em roupas, panos, objetos e em tudo o que possuíam. Desta forma, as famílias criavam uma certa identidade visual.

Vale ressaltar que até meados do século XVII, na Idade Média, estes símbolos não eramfeitos para apontar seus criadores, os artesãos que construíam os objetos, mas sim para representar os nobres e também os deuses.

Depois desta época, os artesãos começaram a mudar de prática e a estampar símbolos próprios em suas mercadorias. A princípio, o objetivo era evitar furtos e trocas equivocadas com mercadorias de outros. Porém, com a especialização em uma determinada área e oconseqüente aumento da qualidade dos produtos, eles começaram a usar esses elementos como assinatura para suas obras.



Foi ainda na Idade Média que surgiram as primeiras cooperativas. Artesãos de um mesmo ramo juntaram-se em associações com regras, direitos e deveres. Destas junções, surgiram também a necessidade de diferenciar uma cooperativas das outras. Para isso, os símbolos que já haviamsido usados para identificar nobres, passou a ser usado para não confundirem as mercadorias de diferentes corporações. Assim como hoje, esses símbolos, além de identificar, remetiam a qualidade do produto e a quem era seu fabricante.

Nesse mesmo período, apareceram também símbolos honoráveis, que foram criados para estampar produtos feitos para a realeza, mostrando a origem deles aos consumidores.Como mais um exemplo deste caminho percorrido pela identidade visual, há o caso em que se marcavam os animais, como as ovelhas, cabras e o rebanho bovino, para identificar seus donos, visto que eles não possuíam um local físico para se alimentarem.

Os animais de diversos donos eram reunidos em mandas para serem levadas em pastagens atrás de alimento. Entretanto, como nos exemplos acima, apartir do momento que estes animais começaram a ser comercializados, essa marcação era vista como índice de qualidade.

Desde sua origem até os dias atuais, a identidade visual percorreu uma longa trajetória. Pequenas formas básicas e rebuscadas no passado deram lugar para elementos gráficos sofisticados e com estudos técnicos por volta disso.

Hoje, é um requisito básico para qualquer empresa ocuidado com a sua imagem para que haja uma boa relação com o consumidor, mas a importância da marca vai além. Ela serve como ferramenta para os fabricantes, vendedores e consumidores identificarem os produtos desejados no ponto de venda. Desta forma, o produto é facilmente reconhecido, diminuindo assim o tempo gasto na hora da compra.

Este ponto fica ainda mais importante quando observamosque hoje existe uma infinidade de empresas que produzem o mesmo tido de mercadoria. Devido ao aumento do capitalismo e a globalização, houve um aumento significativo do número de produtos no mercado em todas as áreas, aparecendo assim muitas novas empresas estampando as prateleiras. Devido a essa grande variedade, os fabricantes necessitam cada vez mais da identidade visual para conquistar a atençãodo seu público-alvo. A falta de uma identidade bem definida virou um obstáculo para produtos no comércio ao longo do século XVII ao XVIII, com a Revolução Industrial.

A identidade é expressada através de símbolos, palavras, cores que organizações usam para se diferenciar das demais. Uma boa marca conhecida e reconhecida pelos seus compradores garante que novos o produto sejam vistos como domesmo nível que o produto anterior consumido daquela marca.

Em meados da década de 70 do Séc. XX, os designers encontraram mais espaço na economia. Foi a partir daí que as empresas começaram a perceber a real necessidade de uma imagem adequada para as representar como gostariam de ser vistas e lembradas.

E, para que uma marca consiga atingir estes objetivos das empresas, os criadores de...
tracking img