Trabalhos unip

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1967 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
I - Princípios Básicos da Administração de Cargos e Salários



A administração de cargos e salários da empresa será feita considerando os seguintes princípios básicos.

O salário de cada cargo será baseado nos conhecimentos exigidos pela função, complexidades das atividades desenvolvidas e responsabilidades pela execução de tarefas ou apresentação de resultados específicos esperados docargo.

Os salários serão estabelecidos de forma a serem competitivos quando comparados com os padrões de mercado de empresas que tenham situação econômico-financeira semelhante à da nossa empresa. Por exemplo, empresas que sejam parecidas com a nossa em termos de porte, participação de mercado, filosofia de gestão empresarial e outros fatores que possam indicar que utilizam profissionais do mesmogabarito dos nossos. Uma remuneração competitiva nos permitirá atrair e reter profissionais de bom desempenho.

A política salarial levará em conta o desempenho econômico-financeiro da empresa e suas perspectivas de crescimento e desenvolvimento. A evolução dos salários será prevista no orçamento, da mesma forma que todas as despesas, receitas e investimentos planejados pela empresa. Como todosos itens do orçamento, a evolução dos salários será acompanhada regularmente pelos sistemas de informações gerenciais.



II - Estrutura de Cargos e Salários



1. Estrutura de Cargos



Nossos cargos estão organizados conforme a importância relativa de cada cargo dentro da estrutura organizacional.

A estrutura de cargos da empresa é composta por 18 Classes de cargos.

CadaClasse de cargos abriga cargos que foram considerados como sendo semelhantes quanto aos conhecimentos exigidos, complexidades e responsabilidades da função.

A tabela abaixo mostra um exemplo de estrutura de cargos.





2. Estrutura de Salários - Faixas Salariais



Foi estabelecida uma faixa salarial para cada Classe de cargos. A faixa salarial tem uma amplitude ou extensão de 50%entre o seu início e fim. A faixa salarial servirá para definir o salário de cada profissional conforme o seu desempenho no cargo.

O exemplo abaixo mostra uma Faixa Salarial com sete níveis ou “steps” de 7% cada, formando uma extensão ou amplitude de aproximadamente 50% entre o início e o fim da faixa.





A Faixa Salarial é uma referência para definição do salário de cada profissional.O salário de uma pessoa não necessariamente será exatamente igual a um dos níveis da faixa. Os níveis da faixa servem como referência para se posicionar o salário do profissional conforme o seu desempenho. A distância entre um nível e outro pode ser entendida como uma subdivisão da faixa salarial. Uma pessoa que esteja com um desempenho satisfatório, por exemplo, poderá estar com um salário de700,00 ou 750,00 e não necessariamente de 686,94 ou 735,03. O mais importante será o posicionamento do salário dentro da faixa.



III - Normas de Funcionamento do Plano de Cargos e Salários



1. Posicionamento dos Salários Dentro da Faixa Salarial



O salário de cada profissional será posicionado dentro da faixa salarial conforme o seu desempenho.

Para um desempenho plenamentesatisfatório, o salário do profissional ficara entre os níveis C e E.

Para um profissional que ainda precise melhorar seu desempenho, ou que ainda não esteja preparado para apresentar um desempenho satisfatório, o seu salário ficará entre os níveis A e C da faixa salarial.

O profissional que estiver com um desempenho claramente acima de satisfatório ou mesmo extraordinário, terá seu salárioestabelecido entre os níveis E e G da faixa salarial.



1.1. Salário de Admissão



O salário de admissão será definido conforme o tipo de cargo e qualificações do novo profissional contratado.

Para os cargos que exigirem um aprendizado inicial interno até que o profissional consiga apresentar o desempenho esperado, o salário inicial poderá ser estabelecido entre os níveis A e C da...
tracking img