Conceito e condições de equilíbrio químico e gráficos gxt da liga pb-sn

458 palavras 2 páginas
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
ENG 06004 — Termodinâmica Metalúrgica I
Profa. Dra. Célia Malfatti

Conceito e Condições de Equilíbrio Químico e Gráficos GxT da Liga Pb-Sn

Aluno: Hugo Pimenta – Turma: U - Nº Cartão: 149954

Porto Alegre, 2 de junho de 2011

* Conceito e condições de equilíbrio químico:
O equilíbrio químico é uma das aplicações mais importantes da termodinâmica. Quando se diz que o sistema está em estado de equilíbrio, isto quer dizer que o sistema está em estado de “descanso”, e processos dinâmicos ocorrem continuamente, isto é, para qualquer processo as velocidades no sentido direto e inverso são semelhantes, as quais asseguram que a composição total do sistema não se altera.
Vários critérios podem ser estabelecidos para descrever um sistema em equilíbrio. A primeira e segunda lei da termodinâmica indicam que um sistema tende a caminhar para um estado de mínima energia e máxima entropia. Estas condições devem ser, portanto, satisfeitas para um sistema atingir seu equilíbrio. I. Um processo espontâneo ocasiona uma variação líquida positiva na entropia de um sistema. Observa-se que um sistema em equilíbrio não pode ser submetido a variações espontâneas. Portanto, a variação de entropia para qualquer processo em equilíbrio deve ser zero: dS = 0 II. Do mesmo modo, pode ser mostrado que a variação da energia livre de Gibbs deve ser zero para qualquer processo em equilíbrio, em um sistema de composição constante sob condições isotérmicas e isobáricas: dG = 0

III. Em um sistema fechado em equilíbrio sob condições de pressão e temperatura constantes, o potencial químico do composto i é o mesmo em todas as fases na qual i existe. Mi(a)i = Mi(b)i onde a e b são diferentes fases do componente i.
Uma fase é uma parte de um sistema onde ele é homogêneo com respeito às propriedades químicas e físicas intensivas e é separado de outras partes do sistema por bordas.
Uma reação química geral pode

Relacionados

  • Fasc Culo 2 Apostila Qualidade Da Gua Introdu O Geral
    92429 palavras | 370 páginas
  • Mestre
    36424 palavras | 146 páginas