Hotelaria hospitalar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3655 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
HOTELARIA HOSPITALAR




INTRODUÇÃO

A sociedade tem presenciado parte expressiva de sua força produtiva de trabalho ser vitimada por novas doenças, ou, por antigas com maior resistência ao tratamento convencional. Os gastos com a saúde já representam hoje uma quantidade considerável dos rendimentos pessoais e investimento público, a despeito dos esforços de prevenção mundiais. Situaçõesinesperadas como acidentes e altos índices de criminalidade, trazem como consequência o aumento inesperado da procura por serviços médicos hospitalares. Tudo isso representa um alto custo social, que a sociedade não tem como se eximir, muito embora se esquive com a precariedade dos serviços oferecidos ao cidadão.

Por outro lado a tecnologia e os recentes avanços na medicina têm proporcionadoaos pacientes diagnósticos mais precisos e uma cura mais rápida com menor tempo de hospitalização, ainda que muitos por força do seu quadro médico e gravidade permanecem meses internados. Os serviços de saúde melhoraram sensivelmente no mundo inteiro, especialmente no Brasil. Citando dados concretos, o Atlas do Mercado Brasileiro (2001) cita na página 30 a 33, que em 1980 havia 18.489estabelecimentos de saúde, sendo que em 1999 chegou a 56.133, um aumento de 204%. Esses números traduzem uma maior preocupação com a saúde se materializando na prevenção e no maior acesso econômico de novas classes sociais à saúde.

Em sentido inverso, o número de leitos em hospitais caiu de 509.168 em 1980 para 484.945 em 1999, um decréscimo de 5%. Embora alguma flutuação estatística seja plausível, oaumento de 204% em estabelecimentos de saúde denota uma maior qualidade de serviços prestados reduzindo a necessidade de internação hospitalar. Esse crescimento se deu em todo o país, estados como a Bahia com uma variação de 134%, Acre com 588%, São Paulo com 182%, e uma variação de até 1080% em Rondônia. Mas que dizer da Hospitalidade praticada nestes hospitais? Que fator desempenha a humanização noatendimento hospitalar?

A hospitalidade como um fator diferenciador

A hospitalidade é objeto de estudo relativamente recente, embora o conceito seja muito antigo. Há dez anos, a hotelaria hospitalar não fazia parte do contexto brasileiro. Desde que o médico fosse competente e o local aparentemente limpo, nada mais importava. Atualmente, quem procura um hospital está em busca de soluções paraseus problemas e tem consciência do seu direito de ser bem atendido. Trata-se de um cliente que vai comprar um produto, o tratamento e a assistência.

A partir desse momento, o estabelecimento percebe que precisa corresponder não só às necessidades do cliente, mas também às suas expectativas. O paciente quer continuar em contato com o mundo, não só pelo telefone, mas também pela televisão,jornais, revistas, entre outros. O hospitalizado não deseja se sentir excluído da sociedade e exige um ambiente com aspecto que lembre mais um hotel e que cause menos estresse. Nessa perspectiva, os hospitais reconheceram que precisam mudar o conceito de hospedagem para proporcionar, em vez de um ambiente frio e impessoal, um ambiente agradável e humanizado.

A hotelaria hospitalar é voltada para umacontínua busca da excelência, conciliando os objetivos do hospital com o ato de hospedar.

Já é realidade em muitos Hospitais do nosso País a preocupação com o bem estar do paciente e familiar, inserindo a dimensão do cuidado através de equipe multidisciplinar e a inclusão da Hotelaria Hospitalar como fator relevante neste contexto.

É propósito deste trabalho elencar informações que fazem doambiente da Hospitalidade e humanização parte importante na atividade curativa do paciente.

Também é uma constante a preocupação com a humanização, apesar das profissões já terem seus regimentos éticos, que deveriam garantir o atendimento humanizado. A ética pode contribuir significativamente para humanização do ambiente hospitalar, para práticas que respeitem a condição de sujeito do seres...
tracking img