Campo minado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2508 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Paulista – UNIP







Índice


Objetivo 3

Introdução 4

Conceitos Gerais 6

Regras 9

Como funciona o Campo Minado 10

Telas do jogo 13

Código Fonte 16

Classe CampoMInado 16

Classe MyAction 31

Bibliografia 33





Objetivo



O desafio proposto foi de desenvolver um jogo, campo minado. A função do jogador é conseguir revelar todasas posições que não contenham minas. Seguindo as seguintes regras:

Quando um campo é clicado, o jogo revela se há uma mina um número ou vazio, caso seja um número, este indica a quantidade de quadrados laterais que contenham minas.

Quando nenhum número ou mina aparece, o jogo revela automaticamente os quadrados laterais, revelando se há números ou se estão vazios também

Opcionalmente, ojogador pode marcar qualquer posição que acreditar conter uma mina pressionando o botão da direita do mouse sobre a posição, ou duplo clique.

Sabendo disso, o desafio maior foi montar um fluxograma com toda a lógica, para facilitar o desenvolvimento do programa, o que nos manteve motivado foi querer fazer um bom trabalho que atendesse as regras do jogo e proporcionasse momentos de lazer ediversão ao usuário final.



Introdução



Os jogos eletrônicos começaram a se popularizar nas décadas de 70 e 80, com o avanço da eletrônica e consequentemente dos computadores, onde surgiu também o vídeo-game. Segundo Rodrigo Flausino (2008), os jogos estão cada vez mais populares e este mercado lucra mais que a indústria de cinema, que já é um dos mercados que mais fatura.O jogo campo minado original é somente para uma pessoa, onde esta tem o objetivo de não acertar as bombas e abrir todas as outras casas evitando as que contenham bomba.

O jogo consiste em um tabuleiro quadriculado representado por k minas que estão escondidas em posições aleatórias do tabuleiro.Apenas um jogador participa do jogo.

O atual recorde mundial no Campo Minadotradicional na categoria "Especialista" é de 32 segundos, por Kamil Muranski. Para ter uma idéia do quanto isso é um absurdo, veja um jogo feito por Dion Tiu, de 38 segundos

Inicialmente, o jogador não tem nenhuma informação sobre a localização das minas,exceto que cada posição do tabuleiro pode conter no Maximo uma mina ,cabe ao jogador descobrir a localização das minas no tabuleiro ,para isso emcada jogada ele escolhe uma posição valida do tabuleiro passa a ser revelada .Com relação a essa escolha ,existem duas possibilidades. A posição contem uma mina nesse caso o jogador perde o jogo o tabuleiro mostra a posição de todas as minas.

A posição não contem uma mina nesse caso o tabuleiro deve revelar a posição escolhida pelo jogador, a revelação feita pelo seguinte procedimento,a posiçãorevelada é rotulada com o numero de minas presentes nas oito posições adjacentes a ela.Isto é,o jogador passa a enxergar esse numero na posição revelada .

Se esse numero for zero toda posição adjacente a posição revelada é também revelada usando-se este mesmo procedimento note q isso se uma posição adjacente também não tiver minas nas suas vizinhas nas posições adjacentes a ela também serãoreveladas e assim sucessivamente.

Quando um número no tabuleiro coincide com a quantidade de casas vizinhas fechadas na sequência abaixo, primeira para segunda imagem e quando um número já tem a quantidade correspondente de minas vizinhas confirmadas marcadas com a bandeirinha, usando o botão direito do mouse na sequência, segunda para terceira imagem. Nesses dois casos, basta contar emarcar as minas ou abrir as casinhas correspondentes, de fato é direto(Dedução Direta).

Quando não é direta no sentido acima, mas ainda assim podemos conhecer mais alguma informação. É mais fácil entender através de um exemplo do que uma conceituação exata. A dedução indireta fica caracterizada pelo uso necessário de mais de um número do tabuleiro para conhecer uma nova informação: um...
tracking img