Hotelaria hospitalar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3014 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Os hospitais têm se adaptado à realidade de mercado, muito competitivo e onde a qualidade na prestação dos serviços é crucial para o sucesso da organização.
O termo hotelaria hospitalar tem sido empregado em hospitais, para designar que seus ambientes são agradáveis e que dispõem de todo o conforto necessário.
Entende-se a hotelaria hospitalar como o conjunto das mudanças físicase organização funcional para melhorar a prestação de serviços, com ênfase naqueles dispensados diretamente aos pacientes.

Principais aspectos de Hotelaria Hospitalar
A aprendizagem gerencial é uma ferramenta em constante aprendizagem para o gestor, a forma que contribui para formação adequada de passos do gestor implica no ambiente de trabalho, pois o gestor deve conhecer a situação daempresa e levá-la para um caminho melhor, para isso usa-se planejamento estratégico, profissionalismo e técnica, caso contrário, a autoconfiança se confunde com a incompetência, e através de ações falhas, caminha-se para o fracasso. Esse processo de mudança vem contribuindo pelas diversas modificações dentro das organizações, buscando sempre um melhor conhecimento, atitude e comprometimento com asgrandes mudanças que são exigidas no mundo de hoje.
A aplicação da tolerância zero em casos de incompetência gerencial diante do óbvio é uma atitude necessária, para retirar dos cargos estratégicos gestores incompetentes, que caminham na contramão do desenvolvimento e que são uma verdadeira ameaça para a sobrevivência de sua instituição, o que faz com que as instituições busquem inovação ate mesmo dequem gerencia, ou seja, o gestor deve ter idéias que valorizem sua estratégia, que seja flexível e que tenha audácia e criatividade, sendo capaz de se adaptar as mudanças contestantes no dias atuais.
Acabou a idéia nas organizações, de termos uma única caminho a trilhar. Hoje, com as múltiplas alternativas que o mundo globalizado nos oferece, o desafio é a escolha, é a reação com a inteligência ea criatividade. . Isso explica a diferença entre Ser e Fazer. O maior erro que um gestor da área da saúde poderá cometer é desprezar a hotelaria hospitalar, achando um modismo que logo estará ultrapassado, ou quando decide por sua implantação, trazendo a estrutura da hospedagem para os hospitais sem a devida adaptação. Uns dizem que implantaram luxo e o glamour o hoteleiro nas instituições desaúde, outros acham que estão no caminho certo sem a hotelaria hospitalar. Para ambos, o resultado será sempre uma pirâmide invertida e enterrada na areia, quanto mais cresce, mais a base se torna frágil e exposta ás tempestades das mudanças, ocasionando sua queda.
Dar ao "cliente" das instituições de saúde o mesmo tratamento que ele receberia em um hotel é um conceito que vem ganhando força nosprincipais hospitais brasileiros. A hotelaria hospitalar, departamento que se preocupa em atender o "cliente" (entenda-se paciente) da recepção ao serviço de quarto, lavanderia, rouparia, até as mudanças feitas na arquitetura e na decoração etc. Tem servido de diferencial na hora da procura por serviços médicos, já que a maioria dos hospitais dispõe de tecnologia de ponta e profissionais altamentecapacitados. O que diferencia um dos outros é a humanização dos serviços, o que faz da hotelaria hospitalar importante ferramenta de agregação de qualidade, é uma estratégia inteligente para atender às exigências e às expectativas do cliente de saúde que vieram a partir da globalização t ornando-o mais crítico e espera da instituição de saúde muito mais do que ela pode oferecer, a hotelaria humanizao ambiente hospitalar, eleva a qualidade do atendimento médico-hospitalar e estabelecem uma nova relação entre o cliente/paciente, a instituição de saúde e o médico. Esse conjunto traz reflexos muito grandes na diminuição da angústia e dor dos "clientes" e dos familiares.
As organizações têm como objetivo produzir bens e serviços, visando à satisfação das necessidades das pessoas, ou melhor,...
tracking img