Hoteis ecologicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2612 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Hotéis ecologicamente corretos

Como funcionam as hospedagens que preocupam-se com o meio ambiente e têm compromisso com um mundo melhor

Hoje em dia, muito se fala em desenvolvimento sustentável. Mas, afinal, o que é isso? Em linhas gerais, sustentabilidade significa utilizar os recursos naturais de maneira consciente, preservar o meio ambiente e investir em empreendimentos que valorizem acultura local.
Essa regra serve também para o setor de hotelaria. Uma das principais metas dos hotéis, pousadas e resorts ecologicamente corretos é economizar energia e, assim, causar menos impacto ambiental. Para conseguir esse resultado, eles investem em métodos alternativos de geração de eletricidade, entre eles os sistemas de captação de energia solar.
A pousada Ronco do Bugio, em Piedade(SP), por exemplo, consegue produzir 35% da energia consumida utilizando uma turbina movida por uma queda d'água, aproveitando o recurso natural de maneira limpa e eficiente.
Há outros bons modelos de hotéis sustentáveis no Brasil. A Pousada Uacari, no Amazonas, foi construída a partir de um estudo feito para que a obra causasse o menor impacto possível na paisagem.
Os bangalôs flutuam no rio sobreimensas toras, que ficam presas à margem. Além disso, a comunidade local beneficia-se com o movimento econômico gerado pela pousada. Mas não são apenas os hotéis caros que participam dos programas.
Os estabelecimentos menores e mais baratos também passaram a adotar as medidas sustentáveis nos últimos anos. A Pousada Villa Alegra, em Tiradentes (MG), só utiliza madeira de eucaliptos de áreas dereflorestamento em suas caldeiras a lenha e reaproveita a água da chuva, entre outros usos, para molhar o jardim e limpar a piscina.
Além disso, a pousada mantém um programa que investe na educação ambiental e valoriza o artesanato local e o folclore. A Pousada Chão de Serra, na Serra do Cipó (MG), trocou parte de suas lâmpadas incandescentes por fluorescentes, que gastam menos energia elétrica.Investir em sustentabilidade pode ser um processo simples e barato. Reciclar sobras, por exemplo, já é um bom começo e faz toda a diferença. A Pousada Arraial Velho, em Tiradentes (MG), doa o lixo orgânico para que ele seja transformado em ração para gado, cavalos e porcos e o lixo inorgânico é enviado para reciclagem.
Com um pouco de criatividade, tudo se transforma.http://planetasustentavel.abril.com.br/ambiente/
-------------------------------------------------
Hotéis ecologicamente corretos e muito chiques
-------------------------------------------------

-------------------------------------------------

-------------------------------------------------

-------------------------------------------------

O Post Ranch Inn, na Califórnia, é um ótimo exemplo desse tipo de“hotelaria responsável” que alia luxo e ecologia. Ele foi construído sobre um penhasco, de frente para o mar, em meio às plantas nativas, todo com madeira de reflorestamento. Por lá eles fazem uso de enrgia solar, os produtos de banho são orgânicos, os materiais de limpeza biodegradáveis e os hóspedes se locomovem com carros híbridos. A decoração dos quartos, como o próprio site diz, “combinaelegância rústica com luxo e conforto” e ainda dá pra ter sessões individuais com um xamã que promete eliminar pensamentos negativos e traumas, além de ativar a energia necessária para melhorar sua vida. A brincadeira sai a partir de U$595 a diária.

Aqui no Brasil, a 30 km de Maceió, o Kenoa Exclusive Beach Spa & Resort se define como um “eco-chic design resort”, “um lugar onde o luxo é definidopor sua beleza natural”. As paredes não tem acabamento e a decoração é feita com uma mistura do artesanato local e peças do Rio, Minas e Amazonas. Nos quartos, bloquinho de papel reciclado, lixeiras com saco de papel e produtos de banho da linha Natura Ekos. Até o uniforme da equipe que trabalha no hotel, feito de linho e algodão,  é usado amassadinho – para economizar a energia do ferro....
tracking img