Arquitectura de sustentabilidade ambiental no sector hoteleiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3536 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade de Aveiro
Secção Autónoma de Ciências Sociais, Jurídicas e Politicas



Arquitectura de Sustentabilidade Ambiental no Sector Hoteleiro

Docente(s): José Manuel Martins
João Carlos Margalha

Discente (s): Cláudia Cortez
Inês Bicas

Arquitectura de Sustentabilidade Ambiental no Sector Hoteleiro
Artigo Cientifico

Universidade de Aveiro
Secção Autónoma deCiências Sociais, Jurídicas e Politicas
Sistemas Ambientais e Sustentabilidade
Mestrado: Planeamento Regional e Urbano

Docente(s): José Manuel Martins
João Carlos Margalha

Discente (s): Cláudia Cortez
Inês Bicas

ARQUITECTURA DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL NO SECTOR HOTELEIRO
Exemplos de hotéis Portugueses

Cláudia CORTEZ; Inês BICAS

Resumo

Actualmente as relaçõesexistentes entre as práticas da actividade turística e a qualidade ambiental assumem cada vez mais uma complexidade, muitas vezes, contraditória entre a procura da rentabilidade económica e a necessidade de preservação ambiental de boa qualidade, como sendo um suporte no sector hoteleiro em si.
Embora o conceito de sustentabilidade possa ser debatido nas suas diversas vertentes, este estudo pretendeperceber de que forma o sector hoteleiro pode defrontar o apelo do cumprimento dos princípios do desenvolvimento sustentável, principalmente de que forma a gestão da qualidade na hotelaria pode ser uma vantagem competitiva. Pretende também analisar as vantagens da sustentabilidade ambiental no sector hoteleiro, bem como a introdução de uma arquitectura que use materiais ecológicos e respeite o meioambiente.
A indústria hoteleira tem vindo desde há muito tempo a usufruir do meio ambiente, sem dar nada em troca. Após uma extensa análise a várias publicações, artigos científicos e livros sobre o tema, analisámos que serão fundamentais e essenciais esforços no sentido de introduzir técnicas e métodos ambientais no sector hoteleiro.



Palavras-Chave: Hotéis sustentáveis,sustentabilidade ambiental, arquitectura, materiais eco-friendly, sustentabilidade em hotéis europeus.


Introdução
Ao elaborar este artigo, deparamo-nos com a necessidade de fazer uma pesquisa avançada sobre questões como sustentabilidade ambiental; rótulo ecológico; arquitectura em espaços verdes; materiais amigos do ambiente, bem como práticas ambientais amigas do ambiente e códigos de conduta noshotéis considerados ambientalmente responsáveis.
Assim sendo, e após feita a pesquisa, consideramos importante referir neste artigo os hotéis que já adoptaram estas práticas ambientais, e como conseguiram reduzir os seus consumos de água, gás, electricidade, entre outros. Daremos também o exemplo dos hotéis em Portugal que têm rótulo ecológico, e que conseguem ver a sua produtividade erentabilidade aumentar, ao invés do que normalmente se pensa, a diminuir. Ao ver estes casos, reparamos que já se tem feito alguns avanços no sentido de melhorar a qualidade ambiental do sector hoteleiro, e alguns hotéis já optaram pela medida mais “amiga do ambiente” no que diz respeito a aspectos como a gestão de recursos dos hotéis e os materiais usados para a construção dos estabelecimentoshoteleiros.
Noutra parte do nosso artigo, iremos referir as vantagens de se optar por uma arquitectura de sustentabilidade ambiental, e os benefícios desta. Neste sentido, criamos subcapítulos no artigo que nos permitem ter um raciocínio lógico acerca do que é arquitectura sustentável, como funciona na prática, quais são os melhores materiais a usar no exterior e interior dos edifícios, e como é que servantajosa, tanto a nível de rentabilidade dos negócios hoteleiros, como a nível ambiental.
Este artigo pretende mostrar que estabelecimentos hoteleiros já usam estes sistemas de gestão ambiental, e se têm ou não sucesso, numa óptica de gestão de recursos, e de (entre outros) de formação de pessoal no assunto sustentabilidade ambiental. Daremos principalmente exemplos de casos portugueses,...
tracking img