O behavorismo - comportamental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1097 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O BEHAVORISMO – COMPORTAMENTAL
Watson houvera aceitado o reflexo condicionado, descoberto pelo russo Pavlov, como elemento básico para a explicação da aprendizagem e da formação da personalidade.
Pavlov
a espécie animal responde aos estímulos do ambiente de forma incondicionada;
é possível condicionar a resposta a partir de estímulos neutros, modificando o comportamento incondicionado;os estímulos neutros passam a ser condicionados
*Eliminando alguns termos da Psicologia Clássica, o Behaviorismo substituiu a associação de sensações pelo condicionamento e a consciência pelo comportamento.
*Thorndike, outro americano, foi importantíssimo na popularização do behaviorismo com sua “lei do efeito”, pela qual um comportamento seguido imediatamente de uma recompensa agradável tendeaumentar a sua frequência.
* John Watson contrapondo às abordagens introspectivas da Psicologia desenvolve a sua teoria do comportamento utilizando sujeitos animais e humanos nas suas experiências. Ele via a Psicologia como parte das ciências naturais e toma o comportamento como objeto de estudo a ser investigado por meio de estímulos e respostas.
* S R
* Esta formulaçãocorresponde aos critérios epistemológicos do positivismo.
* Além disso, o comportamento pode ser gradualmente modificado ou modelado até aparecerem novas repostas que ordinariamente não fazem parte do repertório comportamental do rato.
* Êxito nesses esforços levou Skinner a acreditar que as leis de aprendizagem se aplicam a todos os organismos.

INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO
* A teoriabehaviorista foi e ainda é, em nosso meio, amplamente utilizada, em termos de organização de situações de aprendizagem.
* Tornou-se um “vício” a programação prévia dos conteúdos, bem como o levantamento dos objetivos de aprendizagem, de forma sistemática, constituindo o plano de curso, entregue aos alunos no início das atividades do semestre ou ano letivo.
* Este procedimento, por exemplo, estáarraigado a nossa prática docente, assim como a divisão do conteúdo em unidades ou pequenas etapas, do mais simples ao mais complexo.
* Podemos ainda citar a aprendizagem programada e a aprendizagem por múltiplas respostas como grandes contribuições de Skinner na área da educação.
* Para Skinner a aplicação de seus métodos à educação é simples e direta. Ensinar é simplesmente o arranjo decontingências de reforço sob as quais estudantes aprendem.

Em escolas, o comportamento de alunos podem ser modelados pela apresentação de materiais em cuidadosa sequência e pelo oferecimento das recompensas ou reforços apropriados.
* A aprendizagem programada e máquinas de ensinar, são os meios mais apropriados para realizar aprendizagem escolar.
* O que é comum ao homem, a pombos,e a ratos é um mundo no qual prevalecem certas contingências de reforços.
* E a partir desses dados, Skinner lança a sua teoria denominada de Condicionamento Operante (comportamento que opera sobre o mundo – Ex: tocar um instrumento musical).
* Tal teoria provocou mudanças decisivas nas concepções de homem e de mundo e trouxe valiosas contribuições para o processo ensino-aprendizagem.* A teoria behaviorista de Skinner considera a criança como um organismo passível de modelagem e totalmente manipulável, podendo seus desajustes ser corrigidos através da extinção (punição) ou da aplicação de reforços positivos.
* Para se chegar a obter um comportamento desejável, nem sempre se pode esperar que o sujeito emita este comportamento, a “modelagem” do comportamento.
*Assim, através do reforço diferencial ou através de aproximações sucessivas, chega-se ao ponto desejado.
* Por exemplo: se uma professora deseja obter o comportamento de os alunos ficarem quietos durante a aula, ela precisa de imediato, esperar que eles emitam este comportamento para reforçá-lo.
* Ela poderá usar o reforço sempre que o comportamento se aproximar do desejado.
* Desta...
tracking img