Sustentabilidade ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2095 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ano Lectivo 2011/2012 2º Ano de Gestão Hoteleira

Trabalho de Grupo
“A Sustentabilidade Ambiental no Turismo”

Unidade Curricular: Sustentabilidade Ambiental Docente: Professor João Barbosa Discentes: Denise Tona nº 20110491 Liudmila Sicato nº 20110252

“A Sustentabilidade Ambiental no Turismo”
Professor João Barbosa Liudmila Sicato e Denise Tona

 Índice

Liudmila Sicato e DeniseTona

2

“A Sustentabilidade Ambiental no Turismo”
Professor João Barbosa Liudmila Sicato e Denise Tona

 Introdução
No âmbito da unidade curricular de Sustentabilidade Ambiental, foi-nos proposta a elaboração de um trabalho de grupo que abordasse os temas presentes no programa, enfatizando a relação entre o Ambiente e o Turismo. Deste modo, o nosso grupo decidiu debruçar-se sobre osimpactos que o turismo tem sobre o ambiente, apresentando soluções duradouras que podem ser adoptadas pelas entidades hoteleiras e, desta forma, salientar e promover a sustentabilidade ambiental neste sector que é um dos que mais rápido se tem desenvolvido em todo o mundo. Tendo isto em vista, o objectivo geral desta pesquisa é compreender o conceito de sustentabilidade ambiental e como este temasurge no contexto urbano, assim como entender a sustentabilidade adaptada às empresas hoteleiras.

Liudmila Sicato e Denise Tona

3

“A Sustentabilidade Ambiental no Turismo”
Professor João Barbosa Liudmila Sicato e Denise Tona

 A Sustentabilidade Ambiental

A Revolução Industrial que se deu em meados do séc. XVIII fez grandes transformações na sociedade, e consigo trouxe grandesreflexos no meio ambiente. O aumento da população, associado a uma grande capacidade de intervenção do homem no ambiente, levou à deterioração dos recursos naturais, conduzindo a riscos para todos os seres vivos, inclusive para a própria vida humana. Nos anos 80, surge a ideia de sustentabilidade em que as discussões abordavam a capacidade do planeta de sustentar o desenvolvimento levando a cabo amanutenção dos ecossistemas, da biodiversidade e as necessidades das actuais e futuras gerações. Viver em sustentabilidade é usufruir do que se tem sem prejudicar as gerações futuras, é usar somente o necessário e promover o melhor tanto para as pessoas, como para o meio ambiente. Pensar em viver de uma forma ecologicamente correcta é muito difícil para algumas pessoas, mas o que elas não sabem é quemais difícil ainda ou até mesmo impossível é restaurar o que já foi destruído pelo Homem. Para se evitar o esgotamento dos recursos naturas, é necessário incentivar o crescimento económico de maneira consciente, onde se prioriza a qualidade de vida das pessoas em relação ao meio ambiente, sempre pensando em reduzir as matériasprimas, incentivando sempre a reciclagem e a reutilização. Asustentabilidade nada mais é do que uma conciliação entre a sociedade, o crescimento económico e a preservação ambiental.

Liudmila Sicato e Denise Tona

4

“A Sustentabilidade Ambiental no Turismo”
Professor João Barbosa Liudmila Sicato e Denise Tona

Os impactos ambientais globais, fruto do actual modelo de consumo capitalista, podem afectar significativamente as actividades hoteleiras,causando-lhes sérios prejuízos já que os recursos naturais e a qualidade ambiental, certamente, fazem parte do conjunto de atractivos desse sector. Os impactos ambientais podem até ser menores no sector hoteleiro, do que em qualquer outro sector de produção da indústria, mas não deixam de existir. Somados aos impactos decorrentes da actividade turística, tanto o turismo quanto a hotelaria dependem daqualidade do local onde estão inseridos. Os hotéis usam recursos naturais e, ao utilizá-los, provocam a sua redução, representando um significativo impacto ambiental. Por outro lado, também há os impactos decorrentes do lixo gerado, dos equipamentos, dos produtos de uso diário, de efluentes líquidos misturados com detergentes e outros dejectos orgânicos lançados aos mares e rios.

 Principais...
tracking img